Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2383 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico. |
id |
RCAP_eabc57fcd1d1d2d53329eab5724ca8bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciênciasEnsino das ciênciasPrática pedagógicaO presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico.This report stage, necessary to obtain the master’s degree in teaching Biology and Geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 Morgado Mateus – Vila Real. It reflects the teaching practice held in teaching of Natural Sciences and teaching of Biology and Geology, at 7th and 11th grade, respectively. The aim of this study was theoretically substantiate the options adopted in teaching practice related to a content of Biology and another content of Geology. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and expose the various methods, strategies and resources used for teaching, with emphasis on laboratory activities. The model used for pedagogical practice is based on constructivist perspective of teaching and learning process. It’s also made a literature review about two subjects, taught at 11th grade, "Systematics of Living Organisms" and "Igneous Rocks". In this study is also presented a substantiation of Pedagogical Practice, developed during the phase period and a reflection on it. The presented reflection aims to analyze the strategies, methods, and resources used in pedagogical practice, by comparing the positive aspects with negative aspects, so that in the future, these negative aspects can be improved and developed. Attached to this report, are lesson plans on topics lected, as well other resources used during the teaching practice.2013-05-10T14:06:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2383porRibeiro, Ricardo André Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:27.581426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
title |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
spellingShingle |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências Ribeiro, Ricardo André Peixoto Ensino das ciências Prática pedagógica |
title_short |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
title_full |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
title_fullStr |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
title_sort |
Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista: as atividades laboratoriais no ensino das ciências |
author |
Ribeiro, Ricardo André Peixoto |
author_facet |
Ribeiro, Ricardo André Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ricardo André Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Prática pedagógica |
topic |
Ensino das ciências Prática pedagógica |
description |
O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-10T14:06:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2383 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137153218772992 |