Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Helena
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1267
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão das teorias sobre o desenvolvimento de Piaget e Erikson e alguns seguidores, como Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com a afetividade e a influência na aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem não faz distinção entre corpo (organismo) e a mente (cognição) e, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças ocorre em simultâneo. As várias teorias conferem à afetividade um insubstituível valor para o desenvolvimento psíquico humano. Os vínculos afetivos estabelecem-se desde a infância e influenciam a construção da personalidade das crianças. Estes vínculos emocionais propiciam, às crianças, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e a sua acomodação.
id RCAP_eaf3c9db1d2ef2667e620758aa48ef0d
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaAfetividadeEnsino e aprendizagemInteraçãoRelação professor/alunoEste trabalho apresenta uma revisão das teorias sobre o desenvolvimento de Piaget e Erikson e alguns seguidores, como Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com a afetividade e a influência na aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem não faz distinção entre corpo (organismo) e a mente (cognição) e, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças ocorre em simultâneo. As várias teorias conferem à afetividade um insubstituível valor para o desenvolvimento psíquico humano. Os vínculos afetivos estabelecem-se desde a infância e influenciam a construção da personalidade das crianças. Estes vínculos emocionais propiciam, às crianças, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e a sua acomodação.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-17T14:23:01Z2013-02-172012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1267http://hdl.handle.net/10314/1267porVieira, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:34Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:16.947649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Vieira, Helena
Afetividade
Ensino e aprendizagem
Interação
Relação professor/aluno
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Vieira, Helena
author_facet Vieira, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino e aprendizagem
Interação
Relação professor/aluno
topic Afetividade
Ensino e aprendizagem
Interação
Relação professor/aluno
description Este trabalho apresenta uma revisão das teorias sobre o desenvolvimento de Piaget e Erikson e alguns seguidores, como Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com a afetividade e a influência na aprendizagem. O processo de ensino e aprendizagem não faz distinção entre corpo (organismo) e a mente (cognição) e, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças ocorre em simultâneo. As várias teorias conferem à afetividade um insubstituível valor para o desenvolvimento psíquico humano. Os vínculos afetivos estabelecem-se desde a infância e influenciam a construção da personalidade das crianças. Estes vínculos emocionais propiciam, às crianças, ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e a sua acomodação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-01T00:00:00Z
2013-02-17T14:23:01Z
2013-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1267
http://hdl.handle.net/10314/1267
url http://hdl.handle.net/10314/1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136903070482432