O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62207
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_eb5ed1400aee5ec2657448673947390b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das criançasThe contribution of pedagogical documentation for the development of children's expressive and creative capacitiesArtes visuaisDesenvolvimento profissionalDocumentação pedagógicaEducação pré-escolarPedagogical documentationPre-school educationProfessional developmentVisual artsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Com este relatório pretendo descrever e realizar uma análise reflexiva e fundamentada sobre projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância. A temática do projeto de intervenção emergiu a partir de registos de observação e diálogo com os intervenientes que tornou possível identificar que área das expressões era um dos espaços da sala menos frequentado pelo grupo de crianças num momento da rotina. Houve a intenção de promover experiências de aprendizagem relacionadas com artes visuais, procurando desenvolver as capacidades expressivas e criativas, articulando por sua vez, os saberes com as diferentes áreas e domínios de conteúdo. As crianças foram desafiadas com a oferta de diferentes materiais, instrumentos e modalidades expressivas, permitindo aproximar e envolver o grupo em experiências e atividades na área das expressões. A documentação revelou-se uma estratégia pedagógica que envolveu um processo contínuo de registo, organização e interpretação das aprendizagens das crianças. Esta estratégia permitiu-me igualmente analisar e refletir acerca do meu desenvolvimento profissional ao longo da prática pedagógica. O projeto de intervenção foi apoiado por uma abordagem metodológica que se aproxima de investigação-ação, sendo que mesma permitiu melhorar a minha ação profissional. Considera-se no final do projeto que o contacto com os diferentes materiais relativos às artes visuais favoreceu a construção de novas aprendizagens e competências, aproximando por sua vez, as crianças da área das expressões.The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Minho. With this report I intend to describe and carry out a reflexive and grounded analysis on pedagogical intervention project developed in a kindergarten context. The theme of the intervention project emerged from records of observation and dialogue with stakeholders that made it possible to identify which area of the expressions was one of the spaces of the room less frequented by the group of children at a routine moment. It was intended to promote learning experiences related to the visual arts, seeking to develop expressive and creative abilities, articulating in turn, the knowledge with the different areas and content domains. The children were challenged with the offer of different materials, instruments and expressive modalities, allowing to approach and involve the group in experiences and activities in the area of expressions. The documentation turned out to be a pedagogical strategy that involved a continuous process of registration, organization and interpretation of the children's learning. This strategy also allowed me to analyze and reflect on my professional development throughout the pedagogical practice. The intervention project was supported by a methodological approach that approached action research, and it allowed me to improve my professional action. It is considered at the end of the project that the contact with the different materials related to the visual arts favored the construction of new learnings and competences, approaching in turn, the children of the expression area.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoMedeiros, Lídia Vanessa de Amaral20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62207por202294153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:45.107969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
The contribution of pedagogical documentation for the development of children's expressive and creative capacities
title O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
spellingShingle O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
Artes visuais
Desenvolvimento profissional
Documentação pedagógica
Educação pré-escolar
Pedagogical documentation
Pre-school education
Professional development
Visual arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
title_full O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
title_fullStr O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
title_full_unstemmed O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
title_sort O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças
author Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
author_facet Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Lídia Vanessa de Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Desenvolvimento profissional
Documentação pedagógica
Educação pré-escolar
Pedagogical documentation
Pre-school education
Professional development
Visual arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Desenvolvimento profissional
Documentação pedagógica
Educação pré-escolar
Pedagogical documentation
Pre-school education
Professional development
Visual arts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62207
url http://hdl.handle.net/1822/62207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132317795483648