Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30167 |
Resumo: | Com o avanço da internet e dos websites de redes sociais, nomeadamente do Facebook e do Instagram, existe uma maior tendência para as empresas publicitarem os seus produtos e serviços online e cada vez mais as pessoas confiam na internet para realizarem as suas compras. Para além disto, existe uma crescente consciencialização relativamente aos hábitos de vida saudáveis que devem ser adotados, o que leva muitas marcas que vendem produtos de alimentação saudável a publicitarem os seus produtos através dos websites de redes sociais. O objetivo deste estudo é o de perceber o impacto que a publicidade em websites de redes sociais tem nos consumidores, principalmente na decisão de compra dos consumidores de alimentação saudável e de que forma esta publicidade é utilizada por parte das marcas. Através da análise de um inquérito por questionário, via online, a consumidores e a empresas, pretende-se perceber a utilidade da publicidade realizada através dos websites de redes sociais. Os resultados evidenciam que, no geral, a publicidade através dos websites de redes sociais é importante, tanto para as empresas como para os consumidores, influenciando as decisões de compra dos consumidores e aumentando o alcance das empresas. Estes resultados permitem às empresas repensar as suas estratégias de comunicação e publicidade. |
id |
RCAP_eb82811b9016be2df0e0c0a66df5179a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudávelPublicidadeWebsites de redes sociaisAlimentação saudávelInfluenciadores digitaisCom o avanço da internet e dos websites de redes sociais, nomeadamente do Facebook e do Instagram, existe uma maior tendência para as empresas publicitarem os seus produtos e serviços online e cada vez mais as pessoas confiam na internet para realizarem as suas compras. Para além disto, existe uma crescente consciencialização relativamente aos hábitos de vida saudáveis que devem ser adotados, o que leva muitas marcas que vendem produtos de alimentação saudável a publicitarem os seus produtos através dos websites de redes sociais. O objetivo deste estudo é o de perceber o impacto que a publicidade em websites de redes sociais tem nos consumidores, principalmente na decisão de compra dos consumidores de alimentação saudável e de que forma esta publicidade é utilizada por parte das marcas. Através da análise de um inquérito por questionário, via online, a consumidores e a empresas, pretende-se perceber a utilidade da publicidade realizada através dos websites de redes sociais. Os resultados evidenciam que, no geral, a publicidade através dos websites de redes sociais é importante, tanto para as empresas como para os consumidores, influenciando as decisões de compra dos consumidores e aumentando o alcance das empresas. Estes resultados permitem às empresas repensar as suas estratégias de comunicação e publicidade.With the recent progress of internet and social networking sites, like Facebook and Instagram, there is a greater tendency for companies to advertise their products and services online and people trust on internet to make their purchases. In addition, there is a growing awareness of the healthy lifestyle habits that should be adopted, which leads many brands that sell healthy food products to advertise their products through social networking websites. Thus, the purpose of this study is to understand the impact that advertising on social networking websites has on the purchase decision of buyers and how this advertising is used by brands. By analysing an online survey, we aim to answer the above questions as well as to understand the usefulness of advertising through social networking websites for businesses. These results also enable companies to rethink the media that they use to make advertising in order to more effectively monitor this growth of internet and online platforms. The results showed that overall advertising through social networking websites is important for both businesses and consumers, influencing purchasing decisions and increasing the reach of businesses.2020-12-18T12:02:41Z2019-12-09T00:00:00Z2019-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30167porSilva, Susana Alvarez Namora einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:21Zoai:ria.ua.pt:10773/30167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:20.987397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
title |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
spellingShingle |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável Silva, Susana Alvarez Namora e Publicidade Websites de redes sociais Alimentação saudável Influenciadores digitais |
title_short |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
title_full |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
title_fullStr |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
title_full_unstemmed |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
title_sort |
Utilização da publicidade em websites de redes sociais: caso da alimentação saudável |
author |
Silva, Susana Alvarez Namora e |
author_facet |
Silva, Susana Alvarez Namora e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Susana Alvarez Namora e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Websites de redes sociais Alimentação saudável Influenciadores digitais |
topic |
Publicidade Websites de redes sociais Alimentação saudável Influenciadores digitais |
description |
Com o avanço da internet e dos websites de redes sociais, nomeadamente do Facebook e do Instagram, existe uma maior tendência para as empresas publicitarem os seus produtos e serviços online e cada vez mais as pessoas confiam na internet para realizarem as suas compras. Para além disto, existe uma crescente consciencialização relativamente aos hábitos de vida saudáveis que devem ser adotados, o que leva muitas marcas que vendem produtos de alimentação saudável a publicitarem os seus produtos através dos websites de redes sociais. O objetivo deste estudo é o de perceber o impacto que a publicidade em websites de redes sociais tem nos consumidores, principalmente na decisão de compra dos consumidores de alimentação saudável e de que forma esta publicidade é utilizada por parte das marcas. Através da análise de um inquérito por questionário, via online, a consumidores e a empresas, pretende-se perceber a utilidade da publicidade realizada através dos websites de redes sociais. Os resultados evidenciam que, no geral, a publicidade através dos websites de redes sociais é importante, tanto para as empresas como para os consumidores, influenciando as decisões de compra dos consumidores e aumentando o alcance das empresas. Estes resultados permitem às empresas repensar as suas estratégias de comunicação e publicidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T00:00:00Z 2019-12-09 2020-12-18T12:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30167 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137679293546496 |