Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11784 |
Resumo: | No presente relatório apresentamos e descrevemos a prática de ensino supervisionada levada a cabo por nós na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de língua portuguesa, português e espanhol. Este relatório pretende aliar a prática pedagógica à dimensão reflexiva, baseando ambas na investigação tão necessária ao processo de ensino-aprendizagem. Estas três devem caminhar a pari passu a fim de promoverem o sucesso da aprendizagem do principal interveniente deste processo: o aluno. Este trabalho apresenta-se em cincos áreas: a preparação científica, pedagógica e didática; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: At this report we present and describe the practice of teaching supervised carried out by us at Escola Secundária André de Gouveia, in Évora, at the school year 2011/2012, in the subjects of língua portuguesa, português and espanhol. This report wants to ally the pedagogic practice to the reflexive dimension, basing both in research, so necessary to the teaching/learning process. This three must walk on together to promote the success of learning in the most important part of this procedure: the student. This work is presented in five areas: the scientific preparation, pedagogic and didactic; planning, class conducting and evaluation of learning; the analysis of teaching practice procedure; the participation at school and it’s professional development. |
id |
RCAP_ebd7012f280099703bfa9b16e0962d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de GouveiaAlunoProfessorEnsino-aprendizagemRefletirStudentTeacherTeaching/learning processReflectNo presente relatório apresentamos e descrevemos a prática de ensino supervisionada levada a cabo por nós na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de língua portuguesa, português e espanhol. Este relatório pretende aliar a prática pedagógica à dimensão reflexiva, baseando ambas na investigação tão necessária ao processo de ensino-aprendizagem. Estas três devem caminhar a pari passu a fim de promoverem o sucesso da aprendizagem do principal interveniente deste processo: o aluno. Este trabalho apresenta-se em cincos áreas: a preparação científica, pedagógica e didática; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: At this report we present and describe the practice of teaching supervised carried out by us at Escola Secundária André de Gouveia, in Évora, at the school year 2011/2012, in the subjects of língua portuguesa, português and espanhol. This report wants to ally the pedagogic practice to the reflexive dimension, basing both in research, so necessary to the teaching/learning process. This three must walk on together to promote the success of learning in the most important part of this procedure: the student. This work is presented in five areas: the scientific preparation, pedagogic and didactic; planning, class conducting and evaluation of learning; the analysis of teaching practice procedure; the participation at school and it’s professional development.Universidade de Évora2014-11-10T19:13:28Z2014-11-102014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11784http://hdl.handle.net/10174/11784TID:201233827porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocarlovias@hotmail.com672Silva, Carla Maria Filipe dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:16.252441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia Silva, Carla Maria Filipe da Aluno Professor Ensino-aprendizagem Refletir Student Teacher Teaching/learning process Reflect |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário realizado na Escola Secundária André de Gouveia |
author |
Silva, Carla Maria Filipe da |
author_facet |
Silva, Carla Maria Filipe da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Maria Filipe da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Professor Ensino-aprendizagem Refletir Student Teacher Teaching/learning process Reflect |
topic |
Aluno Professor Ensino-aprendizagem Refletir Student Teacher Teaching/learning process Reflect |
description |
No presente relatório apresentamos e descrevemos a prática de ensino supervisionada levada a cabo por nós na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, no ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de língua portuguesa, português e espanhol. Este relatório pretende aliar a prática pedagógica à dimensão reflexiva, baseando ambas na investigação tão necessária ao processo de ensino-aprendizagem. Estas três devem caminhar a pari passu a fim de promoverem o sucesso da aprendizagem do principal interveniente deste processo: o aluno. Este trabalho apresenta-se em cincos áreas: a preparação científica, pedagógica e didática; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: At this report we present and describe the practice of teaching supervised carried out by us at Escola Secundária André de Gouveia, in Évora, at the school year 2011/2012, in the subjects of língua portuguesa, português and espanhol. This report wants to ally the pedagogic practice to the reflexive dimension, basing both in research, so necessary to the teaching/learning process. This three must walk on together to promote the success of learning in the most important part of this procedure: the student. This work is presented in five areas: the scientific preparation, pedagogic and didactic; planning, class conducting and evaluation of learning; the analysis of teaching practice procedure; the participation at school and it’s professional development. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-10T19:13:28Z 2014-11-10 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11784 http://hdl.handle.net/10174/11784 TID:201233827 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11784 |
identifier_str_mv |
TID:201233827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação carlovias@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136537837830144 |