Um olhar sobre a educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Ângela Raquel Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23132
Resumo: presente relatório aborda o percurso descritivo e reflexivo de todo um trabalho, desenvolvido no contexto da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho consiste numa apresentação das instituições onde foram realizadas as práticas de ensino supervisionadas e na contextualização do ambiente educativo do grupo de crianças onde estive inserida. Apresento ainda, de uma forma reflexiva, cinco experiências-chave que se revelaram importantes ao longo da prática educativa. As grandes aquisições desta prática passaram pelo brincar da criança como um recurso à aprendizagem, aplicação da metodologia de trabalho de projeto como forma de ir ao encontro dos interesses das crianças, a importância das práticas de leitura mesmo antes de as crianças saberem ler, incentivar a leitura com recurso à biblioteca e à hora do conto, e por fim, saber a opinião das crianças em relação ao seu espaço educativo como voz ativa na sociedade, através de um trabalho de investigação, a Abordagem de Mosaico. Este relatório foi concebido de forma a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidade profissional.
id RCAP_ec2cfd91d3c7d2a32b62f64d6a178b1f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a educação de infânciaCrecheEducação Pré-EscolarBrincarTrabalho de ProjetoPráticas de LeituraHora do ContoAbordagem de Mosaicopresente relatório aborda o percurso descritivo e reflexivo de todo um trabalho, desenvolvido no contexto da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho consiste numa apresentação das instituições onde foram realizadas as práticas de ensino supervisionadas e na contextualização do ambiente educativo do grupo de crianças onde estive inserida. Apresento ainda, de uma forma reflexiva, cinco experiências-chave que se revelaram importantes ao longo da prática educativa. As grandes aquisições desta prática passaram pelo brincar da criança como um recurso à aprendizagem, aplicação da metodologia de trabalho de projeto como forma de ir ao encontro dos interesses das crianças, a importância das práticas de leitura mesmo antes de as crianças saberem ler, incentivar a leitura com recurso à biblioteca e à hora do conto, e por fim, saber a opinião das crianças em relação ao seu espaço educativo como voz ativa na sociedade, através de um trabalho de investigação, a Abordagem de Mosaico. Este relatório foi concebido de forma a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidade profissional.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumMaldonado, Ângela Raquel Duarte2018-06-20T10:45:27Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23132201925354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.389848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a educação de infância
title Um olhar sobre a educação de infância
spellingShingle Um olhar sobre a educação de infância
Maldonado, Ângela Raquel Duarte
Creche
Educação Pré-Escolar
Brincar
Trabalho de Projeto
Práticas de Leitura
Hora do Conto
Abordagem de Mosaico
title_short Um olhar sobre a educação de infância
title_full Um olhar sobre a educação de infância
title_fullStr Um olhar sobre a educação de infância
title_full_unstemmed Um olhar sobre a educação de infância
title_sort Um olhar sobre a educação de infância
author Maldonado, Ângela Raquel Duarte
author_facet Maldonado, Ângela Raquel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Ângela Raquel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação Pré-Escolar
Brincar
Trabalho de Projeto
Práticas de Leitura
Hora do Conto
Abordagem de Mosaico
topic Creche
Educação Pré-Escolar
Brincar
Trabalho de Projeto
Práticas de Leitura
Hora do Conto
Abordagem de Mosaico
description presente relatório aborda o percurso descritivo e reflexivo de todo um trabalho, desenvolvido no contexto da prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho consiste numa apresentação das instituições onde foram realizadas as práticas de ensino supervisionadas e na contextualização do ambiente educativo do grupo de crianças onde estive inserida. Apresento ainda, de uma forma reflexiva, cinco experiências-chave que se revelaram importantes ao longo da prática educativa. As grandes aquisições desta prática passaram pelo brincar da criança como um recurso à aprendizagem, aplicação da metodologia de trabalho de projeto como forma de ir ao encontro dos interesses das crianças, a importância das práticas de leitura mesmo antes de as crianças saberem ler, incentivar a leitura com recurso à biblioteca e à hora do conto, e por fim, saber a opinião das crianças em relação ao seu espaço educativo como voz ativa na sociedade, através de um trabalho de investigação, a Abordagem de Mosaico. Este relatório foi concebido de forma a alcançar um maior desenvolvimento de competências indispensáveis à construção da minha identidade profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T10:45:27Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23132
201925354
url http://hdl.handle.net/10400.26/23132
identifier_str_mv 201925354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025980592128