Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24629 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016 |
id |
RCAP_ec903886b2443261dad4ab7ad0ef8d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissionalEmpreendedorismoCompetênciasEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016O presente relatório de prática de ensino supervisionada teve como finalidade compreender a influência que os concursos de empreendedorismo trouxeram no desenvolvimento de competências em 26 alunos do último ano do curso Técnico de Gestão. Para o efeito foi realizado um trabalho de intervenção na disciplina de Gestão. Neste sentido, foram lecionadas seis aulas com estratégias de ensino diversificadas. Contudo, deu-se prioridade a uma aprendizagem baseada no princípio “aprender a fazer”. A recolha de dados foi efetuada através do diário de campo, de questionários e de entrevistas. Os resultados indicaram que os alunos não apresentavam competências empreendedoras. Contudo, a participação em concursos de empreendedorismo permitiu-lhes refletir sobre a possibilidade de criar, no futuro, um negócio. Por outro lado, a participação em atividades práticas fez com que os alunos ficassem mais empenhados e participativos no processo de ensino-aprendizagem. A grande conclusão que se retira deste trabalho é que os professores não devem simplesmente transmitir informações ou conhecimentos, mas sim encontrar estratégias de ensino que façam com que o aluno goste de estar na sala de aula e que goste, sobretudo, de aprender. Se assim for, o aluno estará recetivo a todas as competências que o professor lhe quiser desenvolver.The following report presents the supervised teaching practice in a management vocational course. The main purpose of this work is to understand how the entrepreneurship contest facilitates the development of new skills in a class of 26 students. In order to achieve this goal, diverse teaching strategies were implemented. However, “Learning by doing” was the major strategy used. All the information was retrieved with the help of field diary, questionnaires and interviews. The results showed that students did not have entrepreneurial skills. The participation in the entrepreneurship contest allowed them to reflect on the possibility of creating a future business. It was also verified that the participation in entrepreneurship contest helped the student becoming more engaged with learning process. The major conclusion that can be drawn from the data analysis and interpretation is that the teachers are not only needed to facilitate. Teachers also have a crucial role identifying new strategies for enhancing process. With this approach the students will be more receptive to all the skills that the teacher wants to develop.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Sandra Christina Brito2016-09-06T10:02:36Z20162016-06-092016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24629TID:201694930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.516219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
title |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
spellingShingle |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional Gomes, Sandra Christina Brito Empreendedorismo Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
title_full |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
title_fullStr |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
title_sort |
Concursos de empreendedorismo e sua influência no desenvolvimento de competências nos alunos : experiência numa turma do 3º ano do curso técnico de gestão do ensino profissional |
author |
Gomes, Sandra Christina Brito |
author_facet |
Gomes, Sandra Christina Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Curado, Ana Paula, 1952- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Christina Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Empreendedorismo Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-06T10:02:36Z 2016 2016-06-09 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24629 TID:201694930 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24629 |
identifier_str_mv |
TID:201694930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329875464192 |