Estimular o interesse e participação na disciplina de Economia A : aplicação de estratégias ativas numa turma do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Alexandra Mouteira Machado, 1965-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27934
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling Estimular o interesse e participação na disciplina de Economia A : aplicação de estratégias ativas numa turma do 10º anoEnsinoAprendizagemEconomiaAquisição de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve e reflete sobre a aplicação de estratégias ativas de ensino-aprendizagem que estimulassem o interesse e participação dos alunos na disciplina de Economia A, numa turma do 10.º ano do Curso Científico-Humanísticos de Ciências Socioeconómicas, com 29 alunos, na disciplina de Economia A. As estratégias ativas de ensino-aprendizagem foram aplicadas durante a lecionação de oito aulas e incidiram na subunidade 4.1, Comércio – noção e tipos, da unidade 4 – Comércio e moeda. Os temas principais eram a distribuição, os circuitos de distribuição, os tipos de comércio e os métodos de distribuição. A recolha de dados foi efetuada através de observação direta, de registos no diário de campo, da realização de um inquérito por questionário aos alunos e da realização de uma entrevista à professora cooperante. As estratégias ativas de ensino-aprendizagem diversificadas que foram aplicadas na prática de ensino supervisionada, visionamento de vídeo(s) com acompanhamento de guião de exploração e o trabalho investigativo em grupo, com posterior apresentação do trabalho final, entre outras, envolveram a realidade do meio envolvente social dos alunos e a construção do seu próprio conhecimento e através da aquisição de competências importantes para o prosseguimento de estudos ou inserção do mercado de trabalho, estimulam o aumento do interesse e participação dos alunos no desenvolvimento de uma aula na disciplina de Economia A.. Os alunos que revelavam um comportamento muito agitado e que, pelo bom relacionamento existente entre eles, estendiam essa relação para o espaço sala de aula, provocando algum ruído e perturbação no desenrolar do processo de ensino- -aprendizagem, demonstraram mais interesse e participação na sua aprendizagem e maior interação com a professora. A interação ativa entre professor(a) e alunos e entre os próprios alunos é um dos fatores que contribuem para se sentirem motivados no processo de ensino-aprendizagem.The present report of Supervised Teaching Practice, describes and reflects on the active strategies of teaching-learning that would stimulate the interest and participation of the students in the Economy A course, in a 10th grade class of the Scientific Humanist Course of Social Economic Sciences, with 29 students in Economy A. The active strategies of teaching-learning were applied during the teaching period of eight classes, falling upon subunit 4.1 - Commerce - concept and models, of unity 4 - Commerce and Currency. The main topics were distribution, circuits of distribution, types of commerce and methods of distribution. Data was collected through direct observation, daily transcripts on a field journal, the administration of a questionnaire to the students, and through the conduction of an interview with the collaborating teacher. Different active strategies of teaching-learning were applied in the practice of supervised teaching. The viewing of videos together with a script to explore, and a research group work with presentation of the final work, among others, engaged the reality of students’ surrounding social environment and the construction of their own knowledge. These strategies also increased the students’ interest and participation in the development of an Economy A class through the acquisition of important skills for the prosecution of their studies or their entrance in the job market.. The students that revealed a more agitated behavior - which spread to the rest of the class due to the good relationships among them, thus causing some noise and disturbing the teaching-learning process - demonstrated more interest and participation in their own learning and showed more interplay with the teacher. The active interplay between teacher and students and between students themselves is one of the contributing factors that keep students motivated in the teaching-learning process.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Maria Alexandra Mouteira Machado, 1965-2017-06-01T12:55:39Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27934TID:201916100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.366824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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