O tema dos "modos de ensino" nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manique Da Silva, Carlos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10927
Resumo: O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento – fazem circular saberes que deviam ser mobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular, é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditos manuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modos de ensino”. Um debate que reflete importantes mutações no exercício técnico-pedagógico da atividade docente e que tem essencialmente a ver com a adequada execução do ensino simultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidade na sala de aula.
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spelling O tema dos "modos de ensino" nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920)Manuais pedagógicosConhecimento pedagógicoIndividualização do ensinoEscola graduadaInternacionalização e circulação de saberes pedagógicosO estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento – fazem circular saberes que deviam ser mobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular, é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditos manuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modos de ensino”. Um debate que reflete importantes mutações no exercício técnico-pedagógico da atividade docente e que tem essencialmente a ver com a adequada execução do ensino simultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidade na sala de aula.The study analyzes a set of books on pedagogy, methodology and pedology for the training of primary school teachers printed from the second half of the nineteenth century to the 1920’s, in Portugal and Brazil. The goal of this study is to show how these publications disseminate knowledge that should be mobilized by teacher training school students. The universe of publications is seen as an area of social and cultural reception and dissemination of knowledge. The main interest is surveying how a given reality is perceived in pedagogical manuals, privileging one entry: the debate about the “methods of instruction”. This debate reflects important changes in the technical-pedagogical exercise of teaching and deals essentially with the proper execution of simultaneous teaching, that is, with the management of heterogeneity in the classroom.Sociedade Brasileira de História da EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaManique Da Silva, Carlos2014-04-14T11:22:53Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10927porSilva, Carlos Manique da (2013). O tema dos "modos de ensino" nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX – anos de 1920), Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3 (33), pp. 235-256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:45.316336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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