O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16993 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ed08625c1caf0d09b61e69e43710f494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compraprodutos alimentares biológicoscaracterísticas psicográficasatitudesintenção de compraorganic food productspsychographic characteristicsattitudespurchase intentionMestrado em MarketingAs últimas décadas evidenciaram mudanças significativas no paradigma de consumo alimentar. Verificou-se, mundialmente, um crescente interesse pelos alimentos biológicos. O protagonismo assumido pelas possíveis consequências que os métodos de cultivo agrícola convencionais podem ter na saúde e no meio-ambiente conduzem, de forma gradual, os consumidores na procura de alternativas mais seguras e sustentáveis. Esta realidade contribuí para uma maior dinamização do sector, tornando o mercado de produção biológica cada vez mais apelativo. No entanto, é importante conhecer as características psicográficas dos consumidores, logrando assim proceder a uma melhor segmentação e adequação da oferta. Como tal, o presente estudo procura obter um entendimento mais profundo sobre o perfil psicográfico do consumidor português de produtos alimentares biológicos, tendo ainda o objetivo de averiguar as suas atitudes e intenção de compra nesta categoria de artigos produzidos de forma biológica.Since the last decades, food consumption pattern suffered significant changes. Is possible to identify an increasing interest, worldwide level, in organic food. The potential consequences that conventional farming methods have on health and in the environment, may lead consumers to seek safer and more sustainable alternatives. This reality can be translated into a greater sector dynamic, making the organic food market become increasingly appealing. However, it is important to acquire knowledge regarding the psychographic characteristics of the consumers, thus achieving a better market segmentation and the possibility to tailor offers to consumers. Within this context, the present study pursues a deeper understanding of the psychographic profile from the Portuguese consumer of organic food products. Assessing their attitudes and intention towards organic food purchase.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCatanho, Carolina Maria Ferreira2019-07-22T00:30:19Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16993porCatanho, Carolina Maria Ferreira (2018). "O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.317170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
title |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
spellingShingle |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra Catanho, Carolina Maria Ferreira produtos alimentares biológicos características psicográficas atitudes intenção de compra organic food products psychographic characteristics attitudes purchase intention |
title_short |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
title_full |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
title_fullStr |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
title_full_unstemmed |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
title_sort |
O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra |
author |
Catanho, Carolina Maria Ferreira |
author_facet |
Catanho, Carolina Maria Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catanho, Carolina Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produtos alimentares biológicos características psicográficas atitudes intenção de compra organic food products psychographic characteristics attitudes purchase intention |
topic |
produtos alimentares biológicos características psicográficas atitudes intenção de compra organic food products psychographic characteristics attitudes purchase intention |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-22T00:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16993 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Catanho, Carolina Maria Ferreira (2018). "O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131112254996481 |