A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14180 |
Resumo: | Como sabemos, a grande maioria dos alunos que transita para o ensino secundário apresenta ainda sérias dificuldades na análise e interpretação textuais. Este facto resulta dos seus fracos hábitos de leitura e, como consequência, o seu vocabulário revela-se reduzido, limitando assim a sua literacia. Por outro lado, os discentes encaram a aulas de Português como enfadonhas e massacrantes, pois associam a leitura de obras literárias ao preenchimento de questionários, exercícios e fichas de atividades. Deste modo, as estratégias a implementar para a compreensão leitora não se devem tornar mecanicistas, transformando o aluno num mero assimilador de informação. Neste sentido, torna-se premente cativar o seu interesse para o texto literário, utilizando estratégias e metodologias que aumentem o seu desempenho académico. Assim, falaremos da importância das estratégias de pré-leitura, bem como da importância de a correlacionar com outras formas de arte. Se por um lado, a estratégia de antecipação possibilita ao aluno a ativação de esquemas cognitivos que o tornam capaz de interpretar e atribuir significado ao texto, por outro lado, ao associar este último a uma pintura, música ou filme, expande-se o conhecimento do discente e fomenta-se simultaneamente a sua capacidade crítica e reflexiva. |
id |
RCAP_eda5f664f40f0483724bcfca53d5865e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LMPinturaCompreensão LeitoraEstratégias de LeituraLiteraturaMúsicaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasComo sabemos, a grande maioria dos alunos que transita para o ensino secundário apresenta ainda sérias dificuldades na análise e interpretação textuais. Este facto resulta dos seus fracos hábitos de leitura e, como consequência, o seu vocabulário revela-se reduzido, limitando assim a sua literacia. Por outro lado, os discentes encaram a aulas de Português como enfadonhas e massacrantes, pois associam a leitura de obras literárias ao preenchimento de questionários, exercícios e fichas de atividades. Deste modo, as estratégias a implementar para a compreensão leitora não se devem tornar mecanicistas, transformando o aluno num mero assimilador de informação. Neste sentido, torna-se premente cativar o seu interesse para o texto literário, utilizando estratégias e metodologias que aumentem o seu desempenho académico. Assim, falaremos da importância das estratégias de pré-leitura, bem como da importância de a correlacionar com outras formas de arte. Se por um lado, a estratégia de antecipação possibilita ao aluno a ativação de esquemas cognitivos que o tornam capaz de interpretar e atribuir significado ao texto, por outro lado, ao associar este último a uma pintura, música ou filme, expande-se o conhecimento do discente e fomenta-se simultaneamente a sua capacidade crítica e reflexiva.As we know, the vast majority of students who transition to secondary school still have serious difficulties in textual analysis and interpretation. This is due to their poor reading habits and, as a consequence, their vocabulary is reduced, thus limiting their literacy. On the other hand, students see Portuguese classes as boring and overwhelming, as they associate the reading of literary works to the completion of questionnaires, exercises and activity sheets. Thus, the strategies to be implemented for reading comprehension should not become mechanistic, summarizing the student to a mere assimilator of information. In this sense, it is urgent to captivate your interest to the literary text, using strategies and methodologies that increase your academic performance. Thus, we will talk about the importance of pre-reading strategies, as well as the importance of correlating it with other art forms. If on the one hand, the anticipation strategy enables the student to activate cognitive schemes that make him able to interpret and assign meaning to the text, on the other hand, by associating the text to a painting, music or film, we will expand the student’s knowledge and simultaneously foster his critical and reflective capacity.Como es sabido, la gran mayoría de los alumnos que ingresa en la enseñanza secundaria presenta, todavía, serias dificultades en la análisis y interpretación de los textos literarios. Esto se debe a sus escasos hábitos de lectura que harán con que su vocabulario sea reducido, lo que condicionará su capacidad de descodificación y comprensión lectora. Por otra parte, los estudiantes consideran las clases de portugués aburridas y enfadosas, una vez que asocian a la lectura de obras literarias el cumplimiento de cuestionarios, ejercicios y fichas de actividades. De este modo, las estrategias a adoptar para la comprensión lectora no deben tornarse mecanicistas, puesto que convierten el alumno en un simple asimilador de información. En ese sentido, se torna imprescindible cautivar su interés para el texto literario, apostando en estrategias y metodologías que hagan aumentar su rendimiento académico. Así, hablaremos de la importancia de las estrategias de pré-lectura y de la importancia de correlacionarlas con otras formas de arte. Si por una parte la estrategia de anticipación posibilita al alumno la activación de esquemas cognitivos que lo capacitan a interpretar y atribuir significado al texto, por otro lado, al asociarlo a una pintura, canción o película expandiremos su conocimiento al mismo tiempo que fomentamos su capacidad crítica y reflexiva frente a ello.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumGomes, Inês de Sousa Leiria2024-01-29T14:33:08Z2023-01-062022-10-072023-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14180TID:203288157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:18.824289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
title |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
spellingShingle |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM Gomes, Inês de Sousa Leiria Pintura Compreensão Leitora Estratégias de Leitura Literatura Música Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
title_full |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
title_fullStr |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
title_full_unstemmed |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
title_sort |
A literatura e “outras artes” nas atividades de pré-leitura: estratégias para a compreensão leitora nas aulas de Português LM |
author |
Gomes, Inês de Sousa Leiria |
author_facet |
Gomes, Inês de Sousa Leiria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Inês de Sousa Leiria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura Compreensão Leitora Estratégias de Leitura Literatura Música Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Pintura Compreensão Leitora Estratégias de Leitura Literatura Música Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Como sabemos, a grande maioria dos alunos que transita para o ensino secundário apresenta ainda sérias dificuldades na análise e interpretação textuais. Este facto resulta dos seus fracos hábitos de leitura e, como consequência, o seu vocabulário revela-se reduzido, limitando assim a sua literacia. Por outro lado, os discentes encaram a aulas de Português como enfadonhas e massacrantes, pois associam a leitura de obras literárias ao preenchimento de questionários, exercícios e fichas de atividades. Deste modo, as estratégias a implementar para a compreensão leitora não se devem tornar mecanicistas, transformando o aluno num mero assimilador de informação. Neste sentido, torna-se premente cativar o seu interesse para o texto literário, utilizando estratégias e metodologias que aumentem o seu desempenho académico. Assim, falaremos da importância das estratégias de pré-leitura, bem como da importância de a correlacionar com outras formas de arte. Se por um lado, a estratégia de antecipação possibilita ao aluno a ativação de esquemas cognitivos que o tornam capaz de interpretar e atribuir significado ao texto, por outro lado, ao associar este último a uma pintura, música ou filme, expande-se o conhecimento do discente e fomenta-se simultaneamente a sua capacidade crítica e reflexiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-07 2023-01-06 2023-01-06T00:00:00Z 2024-01-29T14:33:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/14180 TID:203288157 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/14180 |
identifier_str_mv |
TID:203288157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076845740032 |