Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10976
Resumo: O presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development).
id RCAP_ee2013be21588f55fc0ab4eec748bebe
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de ensino supervisionadaEnsino das ciênciasEnsino básicoEnsino secundárioSupervised teaching practiceTeaching scienceBasic levelSecondary levelO presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development).Universidade de Évora2014-06-03T15:21:57Z2014-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10976http://hdl.handle.net/10174/10976TID:201244128porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãocatfontinha@gmail.com672Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:54.489861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves
Prática de ensino supervisionada
Ensino das ciências
Ensino básico
Ensino secundário
Supervised teaching practice
Teaching science
Basic level
Secondary level
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves
author_facet Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Ensino das ciências
Ensino básico
Ensino secundário
Supervised teaching practice
Teaching science
Basic level
Secondary level
topic Prática de ensino supervisionada
Ensino das ciências
Ensino básico
Ensino secundário
Supervised teaching practice
Teaching science
Basic level
Secondary level
description O presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-03T15:21:57Z
2014-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10976
http://hdl.handle.net/10174/10976
TID:201244128
url http://hdl.handle.net/10174/10976
identifier_str_mv TID:201244128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação
catfontinha@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136534614507520