Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10976 |
Resumo: | O presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development). |
id |
RCAP_ee2013be21588f55fc0ab4eec748bebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de ensino supervisionadaEnsino das ciênciasEnsino básicoEnsino secundárioSupervised teaching practiceTeaching scienceBasic levelSecondary levelO presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development).Universidade de Évora2014-06-03T15:21:57Z2014-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10976http://hdl.handle.net/10174/10976TID:201244128porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãocatfontinha@gmail.com672Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:54.489861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves Prática de ensino supervisionada Ensino das ciências Ensino básico Ensino secundário Supervised teaching practice Teaching science Basic level Secondary level |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
author |
Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves |
author_facet |
Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontinha, Catarina Sofia Gomes Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Ensino das ciências Ensino básico Ensino secundário Supervised teaching practice Teaching science Basic level Secondary level |
topic |
Prática de ensino supervisionada Ensino das ciências Ensino básico Ensino secundário Supervised teaching practice Teaching science Basic level Secondary level |
description |
O presente relatório é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, tendo como orientador da Universidade o Professor Doutor Vítor Oliveira e como orientadora e professora cooperante da escola a Mestre Margarida Índias. O tempo de PES, foi um tempo por excelência de trocas de aprendizagens, tendo eu tomado consciência de todo um caminho que terei ainda de fazer, baseada nas atuais correntes e perspetivas de inúmeros autores que refletem sobre as questões do ensino da ciência. Este relatório encontra-se dividido em 5 capítulos: no primeiro capítulo tece-se uma pequena reflexão sobre o que é ser professor e o ensino das ciências; no segundo capítulo faz-se um enquadramento geral (caracterização da escola e das turmas, do núcleo de estágio e das atividades extracurriculares); já o terceiro capítulo detém-se sobre o conhecimento do Ensino Básico, em particular o 7ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas); o quarto capítulo aborda o Ensino Secundário, 11ºano (conhecimento do currículo, prática de ensino, estratégias e reflexão das mesmas) e por fim o quinto capítulo onde são feitas considerações finais (avaliação do ano e do meu desempenho, desenvolvimento profissional); *** Abstract: The current report is the final product of the Supervised Teaching Practice (STP), which took place at the Basic (2nd and 3rd Cycles) and Secondary School Cunha Rivara, in Arraiolos. The STP was supervised by Professor Doctor Vítor Oliveira from the University, and by Master Margarida Índias, who was also the cooperating teacher at the school. STP was characterised by and excellent learning and knowledge exchange environment, in which I became aware of the path guiding my performance: a path based on the current streams and perspectives of authors who explore the field of science teaching. Five chapters compose this report: the first chapter reflects on what is the meaning of being a teacher, in particular teaching science; the second chapter provides a general framework (characterisation of the school and classes, the internship nucleus and the extra-curricular activities); the third chapter focuses on what is teaching at the Basic Level, in particular the 7th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); the fourth chapter focuses on the Secondary Level, 11th grade (knowing the curriculum, teaching practice, strategies and their outcomes); finally, the fifth chapter addresses some final considerations (assessment of the year, my performance appraisal, and my professional development). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-03T15:21:57Z 2014-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10976 http://hdl.handle.net/10174/10976 TID:201244128 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10976 |
identifier_str_mv |
TID:201244128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação catfontinha@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136534614507520 |