Impacto do web design no setor de vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28298 |
Resumo: | Encontramo-nos na era da informação (ou era digital), uma era em que o mercado passou a valorizar a informação e a tecnologia e onde nasceu o e-commerce – uma modalidade de comércio que ainda não parou de crescer desde que surgiu. Nos dias de hoje, são muitas as pessoas que compram roupa online, o que torna relevante tentar perceber de que forma pode ser criada a melhor experiência para o utilizador de um website no setor de vestuário, questionando quais os pontos relacionados com o web design da página que este mais valoriza e lhe conferem mais confiança para realizar uma compra no website. Com o objetivo de descobrir quais componentes do web design têm realmente impacto na intenção de compra do consumidor, foi desenvolvido um modelo conceptual baseado na literatura existente. Para testar o modelo criado, foi utilizado, como instrumento de medida, um questionário quantitativo. A sua análise inferencial revelou que, entre informação, fotografias ou recomendação de artigos e gamificação, aquele que mais impacto tem na intenção de compra do consumidor são as fotografias disponibilizadas e a clareza e segurança que elas transmitem acerca do artigo a ser visualizado. Enquanto que, a gamificação não demonstra ser um fator decisivo quando o consumidor pondera a compra de um artigo, contrariando alguns estudos realizados em outros setores. Os resultados demonstram a necessidade de continuar a investigar aquilo que o consumidor valoriza para que as empresas não invistam tempo e dinheiro em funcionalidades que não tragam um retorno no investimento realizado. |
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Impacto do web design no setor de vestuárioWeb designComércio eletrónico -- E-commerceIndústria do vestuárioIntenção de compraClothing sectorPurchase intentEncontramo-nos na era da informação (ou era digital), uma era em que o mercado passou a valorizar a informação e a tecnologia e onde nasceu o e-commerce – uma modalidade de comércio que ainda não parou de crescer desde que surgiu. Nos dias de hoje, são muitas as pessoas que compram roupa online, o que torna relevante tentar perceber de que forma pode ser criada a melhor experiência para o utilizador de um website no setor de vestuário, questionando quais os pontos relacionados com o web design da página que este mais valoriza e lhe conferem mais confiança para realizar uma compra no website. Com o objetivo de descobrir quais componentes do web design têm realmente impacto na intenção de compra do consumidor, foi desenvolvido um modelo conceptual baseado na literatura existente. Para testar o modelo criado, foi utilizado, como instrumento de medida, um questionário quantitativo. A sua análise inferencial revelou que, entre informação, fotografias ou recomendação de artigos e gamificação, aquele que mais impacto tem na intenção de compra do consumidor são as fotografias disponibilizadas e a clareza e segurança que elas transmitem acerca do artigo a ser visualizado. Enquanto que, a gamificação não demonstra ser um fator decisivo quando o consumidor pondera a compra de um artigo, contrariando alguns estudos realizados em outros setores. Os resultados demonstram a necessidade de continuar a investigar aquilo que o consumidor valoriza para que as empresas não invistam tempo e dinheiro em funcionalidades que não tragam um retorno no investimento realizado.We are in the information age (or digital age), an age in which the market started to value information and technology and where e-commerce was born – a type of commerce that has not stopped growing since it emerged. Nowadays, many people buy clothes online, which makes it relevant to try to understand how the best experience can be created for the website user in the clothing sector, questioning which points related to the web design of the website they value the most and give them more confidence to make a purchase on the website. In order to discover which components of web design really have an impact on the consumer's purchase intention, a conceptual model was developed based on the existing literature. To test the model created, a quantitative questionnaire was used as a measurement instrument. Its inferential analysis revealed that, among item information, photographs or recommendation and gamification, the one that has the most impact on the consumer's purchase intention is the available photographs and the clarity and security they convey about the item to be viewed. While gamification does not prove to be a decisive factor when the consumer considers the purchase of an item, contrary to some studies carried out in other sectors. The results demonstrate the need to continue to investigate what the consumer values so that companies do not invest time and money in features that do not bring a return on the investment made.2023-03-14T11:12:56Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-162022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28298TID:203232224porNunes, Ana Filipa Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:33.447833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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