Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Filipe Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13115
Resumo: Este trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical.
id RCAP_ee6fcf84a3288a0fbafa26fd1e3ebe6e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino BásicoExperiências de ensino-aprendizagemEnsino da ducação musicalEnsino básicoTeaching-learning experienceTeaching music educationBasic educationEste trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical.This paper consists in a report of teaching-learning experience along the Course of Supervised Teaching Practice, the master's degree in Musical Education Teaching in Primary Education, at the Polytechnic School of Education of Bragança. Divided into two parts, in order to draw a direct correlation between the theoretical assumption and its practical realization, aims to demonstrate pedagogical and professional skills acquired and developed in the 1st, 2nd and 3rd cycles of the training level mentioned above, recognizing the teaching process to students and music production of themselves, as well as valuing the precepts used in the three basic education cycles. The teaching-learning experiences led to a critical analysis that may arouse the researchers interest and future students to a Master in Music Education.Alves, VascoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Filipe Gomes2016-07-27T14:19:19Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13115TID:201541386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:17.094459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Ribeiro, Filipe Gomes
Experiências de ensino-aprendizagem
Ensino da ducação musical
Ensino básico
Teaching-learning experience
Teaching music education
Basic education
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Ribeiro, Filipe Gomes
author_facet Ribeiro, Filipe Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Vasco
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Filipe Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de ensino-aprendizagem
Ensino da ducação musical
Ensino básico
Teaching-learning experience
Teaching music education
Basic education
topic Experiências de ensino-aprendizagem
Ensino da ducação musical
Ensino básico
Teaching-learning experience
Teaching music education
Basic education
description Este trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27T14:19:19Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13115
TID:201541386
url http://hdl.handle.net/10198/13115
identifier_str_mv TID:201541386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135275472912384