Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13115 |
Resumo: | Este trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical. |
id |
RCAP_ee6fcf84a3288a0fbafa26fd1e3ebe6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino BásicoExperiências de ensino-aprendizagemEnsino da ducação musicalEnsino básicoTeaching-learning experienceTeaching music educationBasic educationEste trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical.This paper consists in a report of teaching-learning experience along the Course of Supervised Teaching Practice, the master's degree in Musical Education Teaching in Primary Education, at the Polytechnic School of Education of Bragança. Divided into two parts, in order to draw a direct correlation between the theoretical assumption and its practical realization, aims to demonstrate pedagogical and professional skills acquired and developed in the 1st, 2nd and 3rd cycles of the training level mentioned above, recognizing the teaching process to students and music production of themselves, as well as valuing the precepts used in the three basic education cycles. The teaching-learning experiences led to a critical analysis that may arouse the researchers interest and future students to a Master in Music Education.Alves, VascoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Filipe Gomes2016-07-27T14:19:19Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13115TID:201541386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:17.094459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico Ribeiro, Filipe Gomes Experiências de ensino-aprendizagem Ensino da ducação musical Ensino básico Teaching-learning experience Teaching music education Basic education |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Ribeiro, Filipe Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Filipe Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Vasco Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Filipe Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de ensino-aprendizagem Ensino da ducação musical Ensino básico Teaching-learning experience Teaching music education Basic education |
topic |
Experiências de ensino-aprendizagem Ensino da ducação musical Ensino básico Teaching-learning experience Teaching music education Basic education |
description |
Este trabalho consiste no relato de experiências ensino-aprendizagem realizadas ao longo da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Dividido por duas partes, no sentido de delinear uma correlação direta entre o pressuposto teórico e a sua materialização prática, tem como objetivo a demonstração de competências pedagógico-profissionais adquiridas e desenvolvidas nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do referido nível formativo, reconhecendo o processo de ensino aos discentes e a produção musical dos mesmos, bem como valorizando os preceitos utilizados nos três ciclos de ensino básico. Das experiências de ensino-aprendizagem procedeu-se a uma análise crítica que poderá suscitar interesse de investigadores e futuros mestrandos na área Educação Musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-27T14:19:19Z 2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13115 TID:201541386 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13115 |
identifier_str_mv |
TID:201541386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135275472912384 |