Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62756
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_eed05d991ef3e1436c1b26c8219bda1a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentosListening and storytelling: a world of new knowledge1ª Ciclo do ensino básicoConhecimentoEducação pré-escolarLiteratura para a infância1st Cycle of basic educationChildren's literaturePreschool educationKnowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A integração da criança em contexto de Jardim de Infância é de extrema importância para o seu desenvolvimento, a vários níveis, contribuindo para a sua salutar integração no 1º ciclo. Cabe ao educador e ao professor a responsabilidade de observar e escutar a criança, de modo a percecionar as suas necessidades e saber tomar as melhores decisões, no sentido de a ajudar a desenvolver competências físicas, cognitivas, relacionais, criativas e afetivas, que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e para a saudável relação e comunicação com os outros. Assim, a partir das observações feitas nos dois contextos onde estagiámos, o de Jardim-de-Infância e o de 1º Ciclo, foi possível selecionar e propor atividades a partir da leitura e do reconto para, assim, fomentar, nas crianças, o prazer em desfrutar dos livros, para além da aquisição de novos conhecimentos que os livros lhes proporcionam. Para tal, foram desenvolvidas estratégias para tornar a leitura e o reconto mais apelativo e estimulante. Partimos da observação participante de cada um dos contextos e das respetivas crianças, com vista a recolher a informação necessária sobre os seus interesses e aptidões. Foram construídos alguns materiais e desenvolvidas atividades em torno da leitura e reconto de histórias, exploração de rimas e teatro de formas animadas, nomeadamente, fantoches. A participação ativa das crianças nestas atividades foi fundamental para o sucesso dos objetivos do projeto. A intervenção pedagógica desenvolvida fomentou o interesse das crianças por obras de Literatura para a Infância criou oportunidades lúdicas de exploração de livros e contribuiu ainda para estimular a linguagem e a comunicação entre o grupo.This report presents a pedagogical intervention project developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Primary Education. The integration of children in kindergarten contexts is extremely important for their development at various levels, contributing to their healthy integration in the 1st cycle. It is up to the educator and the teacher to observe and listen to the child, in order to understand their needs and make the best decisions, in order to help them develop physical, cognitive, relational, creative and affective skills that contribute to your personal development and for healthy relationship and communication with others. So, from the observations made in the two contexts where we worked, the kindergarten and the first cycle, it was possible to select and propose activities from reading and retelling, thus fostering, in children, the pleasure enjoy books, in addition to acquiring new knowledge that books give them. To this end, strategies have been developed to make reading and retelling more appealing and stimulating. We start from participant observation of each of the contexts and their children in order to gather the necessary information about their interests and skills. Some materials were built, and activities were developed around reading and retelling stories, rhyming exploration and theater of animated forms namely, puppets. Children's active participation in these activities was critical to the success of the project objectives. The pedagogical intervention developed fostered the children's interest in works of Literature for Children created playful opportunities to explore books and contributed to stimulate language and communication between the group.Antunes, Carla PiresUniversidade do MinhoBarroso, Cláudia Adriana Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62756por202319997info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:46.922927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
Listening and storytelling: a world of new knowledge
title Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
spellingShingle Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
1ª Ciclo do ensino básico
Conhecimento
Educação pré-escolar
Literatura para a infância
1st Cycle of basic education
Children's literature
Preschool education
Knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
title_full Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
title_fullStr Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
title_full_unstemmed Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
title_sort Ouvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
author Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
author_facet Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Carla Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv 1ª Ciclo do ensino básico
Conhecimento
Educação pré-escolar
Literatura para a infância
1st Cycle of basic education
Children's literature
Preschool education
Knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1ª Ciclo do ensino básico
Conhecimento
Educação pré-escolar
Literatura para a infância
1st Cycle of basic education
Children's literature
Preschool education
Knowledge
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62756
url http://hdl.handle.net/1822/62756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202319997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132658212536320