Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leila Alexandra Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8788
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ef2d924fc257f1d3eaa9a75ff20a34e0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criançaCriançasGadgetsSmartphonesTabletsMarcasComportamento do ConsumidorGrupos de InfluênciaChildrenBrandsConsumer BehaviorGroups of InfluenceMestrado em MarketingAs crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.Children have an increasingly important role in society and in terms of consumption they are no exception. Games, food, clothing, sporting goods, among others are the products most consumed by this target expanding. Most technology brands does not direct your communication to children and the children themselves notice it. This study aims to contribute to a better understanding of children's market in the marketing perspective and their technological environment. Children are not only the future market companies, as well as your current market, taking into account your disposable income and also the influence exerted on parents and family. This research was conducted using a qualitative study being conducted a focus group with nine children aged between 10 and 12 years. It was found that participating children spend "money" (allowance or parents' money) especially in games and other products associated with technology. The focus of this study were the gadgets, specifically smartphones and tablets. This study reveals that children have an important role in parents' purchasing decisions, influencing directly or indirectly to its decisions. In technology are considered to be more informed and market savvy than their parents and some relatives. The most active group influence is undoubtedly friends, as children like to impress and "feel confident" in the group they belong to.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaGomes, Leila Alexandra Ramos2015-06-16T08:48:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8788porGomes, Leila Alexandra Ramos (2014). "Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:42.002112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
spellingShingle Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
Gomes, Leila Alexandra Ramos
Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
title_short Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_full Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_fullStr Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_full_unstemmed Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
title_sort Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
author Gomes, Leila Alexandra Ramos
author_facet Gomes, Leila Alexandra Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leila Alexandra Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
topic Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T08:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8788
url http://hdl.handle.net/10400.5/8788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Leila Alexandra Ramos (2014). "Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131037401350144