Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8788 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ef2d924fc257f1d3eaa9a75ff20a34e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criançaCriançasGadgetsSmartphonesTabletsMarcasComportamento do ConsumidorGrupos de InfluênciaChildrenBrandsConsumer BehaviorGroups of InfluenceMestrado em MarketingAs crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.Children have an increasingly important role in society and in terms of consumption they are no exception. Games, food, clothing, sporting goods, among others are the products most consumed by this target expanding. Most technology brands does not direct your communication to children and the children themselves notice it. This study aims to contribute to a better understanding of children's market in the marketing perspective and their technological environment. Children are not only the future market companies, as well as your current market, taking into account your disposable income and also the influence exerted on parents and family. This research was conducted using a qualitative study being conducted a focus group with nine children aged between 10 and 12 years. It was found that participating children spend "money" (allowance or parents' money) especially in games and other products associated with technology. The focus of this study were the gadgets, specifically smartphones and tablets. This study reveals that children have an important role in parents' purchasing decisions, influencing directly or indirectly to its decisions. In technology are considered to be more informed and market savvy than their parents and some relatives. The most active group influence is undoubtedly friends, as children like to impress and "feel confident" in the group they belong to.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaGomes, Leila Alexandra Ramos2015-06-16T08:48:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8788porGomes, Leila Alexandra Ramos (2014). "Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:42.002112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
title |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
spellingShingle |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança Gomes, Leila Alexandra Ramos Crianças Gadgets Smartphones Tablets Marcas Comportamento do Consumidor Grupos de Influência Children Brands Consumer Behavior Groups of Influence |
title_short |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
title_full |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
title_fullStr |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
title_full_unstemmed |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
title_sort |
Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança |
author |
Gomes, Leila Alexandra Ramos |
author_facet |
Gomes, Leila Alexandra Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Leila Alexandra Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Gadgets Smartphones Tablets Marcas Comportamento do Consumidor Grupos de Influência Children Brands Consumer Behavior Groups of Influence |
topic |
Crianças Gadgets Smartphones Tablets Marcas Comportamento do Consumidor Grupos de Influência Children Brands Consumer Behavior Groups of Influence |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-06-16T08:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8788 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, Leila Alexandra Ramos (2014). "Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131037401350144 |