Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, André Filipe Pires Vilar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30083
Resumo: O presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos.
id RCAP_ef3f720385ba3a4e2fd8fc3fa95dc6c9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de AzevedoEducação FísicaEstágio pedagógicoEnsinoProfessorEscolaFormaçãoPhysical educationPedagogical internshipTeachingTeacherSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos.This report is part of the Pedagogical Internship, a fundamental component of the second year of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Human Kinetics. The pedagogical internship provided me with my first opportunity to experience the teaching profession. The Internship Guide, divided into four primary areas of intervention, served as the basis for this process: organization and management of teaching and learning; innovation and pedagogical research; participation in the school; and community involvement. The purpose of this report is to reflect on the entire process of this academic year's pedagogical internship, outlining the stages, activities, and strategies used. I discuss both the ease of certain aspects and, more importantly, the challenges faced, detailing how I worked to overcome them. The internship took place at the internship center of the Frei Gonçalo de Azevedo Basic and Secondary School, where I was responsible for planning, conducting, and evaluating Physical Education classes for an 11th-grade class. I also assisted the class teacher in their work. Additionally, each intern had the role of supervising a School Sports nucleus—I supervised the Swimming nucleus—and engaging in community-related activities and an action research study within the school community. This experience provided me with a broader and more detailed perspective of what it truly means to be a teacher, emphasizing the significance of each intervention in the students' lives.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFaria, André Filipe Pires Vilar2024-02-08T16:35:33Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30083TID:203483278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:38.847184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
spellingShingle Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Faria, André Filipe Pires Vilar
Educação Física
Estágio pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Formação
Physical education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_full Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_fullStr Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_full_unstemmed Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
title_sort Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
author Faria, André Filipe Pires Vilar
author_facet Faria, André Filipe Pires Vilar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, André Filipe Pires Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Formação
Physical education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio pedagógico
Ensino
Professor
Escola
Formação
Physical education
Pedagogical internship
Teaching
Teacher
School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-08T16:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30083
TID:203483278
url http://hdl.handle.net/10400.5/30083
identifier_str_mv TID:203483278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137426911789056