Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30083 |
Resumo: | O presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos. |
id |
RCAP_ef3f720385ba3a4e2fd8fc3fa95dc6c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de AzevedoEducação FísicaEstágio pedagógicoEnsinoProfessorEscolaFormaçãoPhysical educationPedagogical internshipTeachingTeacherSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos.This report is part of the Pedagogical Internship, a fundamental component of the second year of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Human Kinetics. The pedagogical internship provided me with my first opportunity to experience the teaching profession. The Internship Guide, divided into four primary areas of intervention, served as the basis for this process: organization and management of teaching and learning; innovation and pedagogical research; participation in the school; and community involvement. The purpose of this report is to reflect on the entire process of this academic year's pedagogical internship, outlining the stages, activities, and strategies used. I discuss both the ease of certain aspects and, more importantly, the challenges faced, detailing how I worked to overcome them. The internship took place at the internship center of the Frei Gonçalo de Azevedo Basic and Secondary School, where I was responsible for planning, conducting, and evaluating Physical Education classes for an 11th-grade class. I also assisted the class teacher in their work. Additionally, each intern had the role of supervising a School Sports nucleus—I supervised the Swimming nucleus—and engaging in community-related activities and an action research study within the school community. This experience provided me with a broader and more detailed perspective of what it truly means to be a teacher, emphasizing the significance of each intervention in the students' lives.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFaria, André Filipe Pires Vilar2024-02-08T16:35:33Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30083TID:203483278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:38.847184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
title |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
spellingShingle |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo Faria, André Filipe Pires Vilar Educação Física Estágio pedagógico Ensino Professor Escola Formação Physical education Pedagogical internship Teaching Teacher School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
title_full |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
title_fullStr |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
title_sort |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo |
author |
Faria, André Filipe Pires Vilar |
author_facet |
Faria, André Filipe Pires Vilar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, António José Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, André Filipe Pires Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio pedagógico Ensino Professor Escola Formação Physical education Pedagogical internship Teaching Teacher School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Estágio pedagógico Ensino Professor Escola Formação Physical education Pedagogical internship Teaching Teacher School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório está inserido no Estágio Pedagógico, parte fundamental do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi a minha primeira oportunidade de experienciar a profissão de docente. Como base deste processo foi utilizado o Guia de Estágio, que se divide em quatro grandes áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e da aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e, por fim, relação com a comunidade. A realização deste relatório tem como objetivo refletir sobre todo o processo deste ano letivo do estágio pedagógico dando a conhecer as etapas, atividades e estratégias usadas, as minhas facilidades e principalmente as minhas dificuldades e como procurei ultrapassá-las. Este estágio foi realizado no núcleo de estágio da Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, onde fiquei responsável por planear, conduzir e avaliar as aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano e por acompanhar o diretor de turma no seu trabalho. Também fez parte do papel de cada estagiário: acompanhar um núcleo de Desporto Escolar, onde acompanhei o núcleo de Natação; e ainda realizar atividades de relação com a comunidade e um estudo de investigação-ação na comunidade escolar. Esta experiência trouxe-me uma perspetiva muito mais ampla e pormenorizada do que realmente significa ser professor, da importância que cada intervenção pode vir a ter na vida de cada um dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-08T16:35:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30083 TID:203483278 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30083 |
identifier_str_mv |
TID:203483278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137426911789056 |