Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/11883 |
Resumo: | O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria. |
id |
RCAP_ef5919b679daf71f1dd9b91d38aab438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11883 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunosAfetividadeRelação pedagógicaPartilhaLiderançaAffectionPedagogical relationshipSharingLeadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria.This report first presents a description of my twenty-two professional path, in which I worked as an infant teacher and a school manager. In the second part, there is a review of the bibliography considered as important for the treatment of the problems raised by my above mentioned professional path. I finish this report with a conclusion that enhances not only the importance of affection, empathy, openness and dialogue in the pedagogical relationship, but also of an optimistic leadership, open to innovation, sharing and exchanging of experiences that face the challenges as a possibility of improvement.Alves, José MatiasAlaíz, Vítor Manuel MirandaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSales, Maria do Rosário Teixeira2013-07-08T13:32:21Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:38.756589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
title |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
spellingShingle |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos Sales, Maria do Rosário Teixeira Afetividade Relação pedagógica Partilha Liderança Affection Pedagogical relationship Sharing Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
title_full |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
title_fullStr |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
title_full_unstemmed |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
title_sort |
Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos |
author |
Sales, Maria do Rosário Teixeira |
author_facet |
Sales, Maria do Rosário Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, José Matias Alaíz, Vítor Manuel Miranda Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Maria do Rosário Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Relação pedagógica Partilha Liderança Affection Pedagogical relationship Sharing Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Afetividade Relação pedagógica Partilha Liderança Affection Pedagogical relationship Sharing Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 2012 2012-09-28T00:00:00Z 2013-07-08T13:32:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/11883 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/11883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131769092440064 |