Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Maria do Rosário Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11883
Resumo: O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria.
id RCAP_ef5919b679daf71f1dd9b91d38aab438
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunosAfetividadeRelação pedagógicaPartilhaLiderançaAffectionPedagogical relationshipSharingLeadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria.This report first presents a description of my twenty-two professional path, in which I worked as an infant teacher and a school manager. In the second part, there is a review of the bibliography considered as important for the treatment of the problems raised by my above mentioned professional path. I finish this report with a conclusion that enhances not only the importance of affection, empathy, openness and dialogue in the pedagogical relationship, but also of an optimistic leadership, open to innovation, sharing and exchanging of experiences that face the challenges as a possibility of improvement.Alves, José MatiasAlaíz, Vítor Manuel MirandaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSales, Maria do Rosário Teixeira2013-07-08T13:32:21Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:38.756589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
title Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
spellingShingle Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
Sales, Maria do Rosário Teixeira
Afetividade
Relação pedagógica
Partilha
Liderança
Affection
Pedagogical relationship
Sharing
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
title_full Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
title_fullStr Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
title_full_unstemmed Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
title_sort Diferentes contextos, um mesmo objetivo : desenvolver as pessoas que moram nos alunos
author Sales, Maria do Rosário Teixeira
author_facet Sales, Maria do Rosário Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Matias
Alaíz, Vítor Manuel Miranda
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Maria do Rosário Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação pedagógica
Partilha
Liderança
Affection
Pedagogical relationship
Sharing
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Afetividade
Relação pedagógica
Partilha
Liderança
Affection
Pedagogical relationship
Sharing
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório apresenta uma descrição do meu percurso profissional de 22 anos, no qual foram desempenhadas funções de Educadora de Infância e Gestora Escolar. Na segunda parte, apresenta-se uma revisão da literatura considerada relevante para o tratamento das problemáticas suscitadas pelo percurso profissional supracitado. Termina com uma conclusão em que se salienta a importância da afetividade, empatia, abertura e o diálogo na relação pedagógica; assim como, uma liderança otimista, aberta à inovação, à partilha, à troca de experiências, que encare os desafios como possibilidade de melhoria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
2012
2012-09-28T00:00:00Z
2013-07-08T13:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/11883
url http://hdl.handle.net/10400.14/11883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131769092440064