Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25947 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_efd101b4ce0b8a0554229018d25134b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/25947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógicaAuto-avaliação de escolasEstratégias de sala de aulaInstrumento de avaliaçãoRelação pedagógicaDissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO recente quadro de autonomia, para o qual foram mobilizadas todas as escolas do nosso país, tem vindo a enfatizar a necessidade de fazer acompanhar os processos de autonomia com dinâmicas rigorosas de avaliação e de prestação de contas à comunidade. Para tal, torna-se premente o recurso à Auto- Avaliação. Esta prática associa-se à procura de eficácia por parte da escola, sustentando como objectivos a promoção do sucesso e desenvolvimento dos alunos e a melhoria do desempenho destes. No âmbito da promoção da Auto-Avaliação das escolas surge a consciência da falta de instrumentos uniformes, susceptíveis de avaliar todos os estabelecimentos de ensino. É, pois, neste contexto que surge o presente estudo, que se entende como um contributo para a construção de um instrumento de avaliação, analisando os processos de ensino e aprendizagem, especificados na Gestão Curricular, Estratégias de Sala de Aula e Relação Pedagógica.The present autonomy programme to which every school in Portugal has been directed highlights the need to bring together strict evaluation processes and their explanation to the community. To achieve that aim we have resorted to self-assessment. Self-assessing and school proficiency aim at the promotion of student success and development as well as the improvement of their performance. On trying to implement school self-assessment we find there are not the same tools to evaluate all schools. This explains the emergence of this survey, which is a contribution to the building of an assessment tool so that the learning processes in Management, Classroom Strategies and Student/Teacher Relationship might be analysed.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25947http://hdl.handle.net/10316/25947porAlmeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:32.585319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
title |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
spellingShingle |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de Auto-avaliação de escolas Estratégias de sala de aula Instrumento de avaliação Relação pedagógica |
title_short |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
title_full |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
title_fullStr |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
title_sort |
Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica |
author |
Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de |
author_facet |
Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-avaliação de escolas Estratégias de sala de aula Instrumento de avaliação Relação pedagógica |
topic |
Auto-avaliação de escolas Estratégias de sala de aula Instrumento de avaliação Relação pedagógica |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/25947 http://hdl.handle.net/10316/25947 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/25947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133775404204032 |