Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2988 |
Resumo: | O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional. |
id |
RCAP_f06052bc7e46a06d53e8239ef6efb8c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola públicaCultura organizacionalClima organizacionalEscola públicaGestãoProjeto político pedagógicoO Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional.The Organizational Climate and Culture are part of the context of any school organization and they are affected by the type of management performed. This dissertation aims to analyze the implications of democratic management climate and organizational culture within the public school. Specifically, it intends: a) verify the possibilities of building the democratic management in the context of public schools, b) analyze the relationship between climate, organizational culture and democratic management, c) identify the role of the school community in the construction of democratic management. The methodology was based on the quantitative and qualitative approach, with the second sample of school management, teaching techniques 2, 10 teachers, 90 students of primary and secondary schools, five parents and two employees. The locus of the research was the State School of FSM, in Belem, Brazil. Data collection occurred and information through dialogic interviews and questionnaires (teachers and students). The content covers issues of Organizational Culture and Climate in the democratic management and quality in school and the Pedagogical Political Project (PPP). The results showed that the democratic management favors improvements in Organizational Climate and Culture.2014-02-28T15:19:05Z2014-02-28T00:00:00Z2014-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2988porSilva, Maria José de Ribamar Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:55.342994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
title |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
spellingShingle |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública Silva, Maria José de Ribamar Nascimento Cultura organizacional Clima organizacional Escola pública Gestão Projeto político pedagógico |
title_short |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
title_full |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
title_fullStr |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
title_full_unstemmed |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
title_sort |
Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública |
author |
Silva, Maria José de Ribamar Nascimento |
author_facet |
Silva, Maria José de Ribamar Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José de Ribamar Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Clima organizacional Escola pública Gestão Projeto político pedagógico |
topic |
Cultura organizacional Clima organizacional Escola pública Gestão Projeto político pedagógico |
description |
O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-28T15:19:05Z 2014-02-28T00:00:00Z 2014-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2988 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137124656611328 |