Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José de Ribamar Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2988
Resumo: O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional.
id RCAP_f06052bc7e46a06d53e8239ef6efb8c4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola públicaCultura organizacionalClima organizacionalEscola públicaGestãoProjeto político pedagógicoO Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional.The Organizational Climate and Culture are part of the context of any school organization and they are affected by the type of management performed. This dissertation aims to analyze the implications of democratic management climate and organizational culture within the public school. Specifically, it intends: a) verify the possibilities of building the democratic management in the context of public schools, b) analyze the relationship between climate, organizational culture and democratic management, c) identify the role of the school community in the construction of democratic management. The methodology was based on the quantitative and qualitative approach, with the second sample of school management, teaching techniques 2, 10 teachers, 90 students of primary and secondary schools, five parents and two employees. The locus of the research was the State School of FSM, in Belem, Brazil. Data collection occurred and information through dialogic interviews and questionnaires (teachers and students). The content covers issues of Organizational Culture and Climate in the democratic management and quality in school and the Pedagogical Political Project (PPP). The results showed that the democratic management favors improvements in Organizational Climate and Culture.2014-02-28T15:19:05Z2014-02-28T00:00:00Z2014-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2988porSilva, Maria José de Ribamar Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:55.342994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
title Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
spellingShingle Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
Silva, Maria José de Ribamar Nascimento
Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola pública
Gestão
Projeto político pedagógico
title_short Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
title_full Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
title_fullStr Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
title_full_unstemmed Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
title_sort Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública
author Silva, Maria José de Ribamar Nascimento
author_facet Silva, Maria José de Ribamar Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria José de Ribamar Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola pública
Gestão
Projeto político pedagógico
topic Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola pública
Gestão
Projeto político pedagógico
description O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; b) analisar a relação entre clima, cultura organizacional e gestão democrática; c) identificar o papel da comunidade escolar na construção da gestão democrática. A metodologia partiu da abordagem quantitativa-qualitativa, com amostra composta por 2 gestoras escolares; 2 técnicas pedagógicas, 10 docentes, 90 alunos do Ensino Fundamental e Médio, 5 pais e 2 funcionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de E.F.M., em Belém do Pará, no Brasil. A coleta de dados e informação ocorreu por meio de entrevista dialogada e aplicação de questionários (professores e alunos). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola e ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.). Os resultados mostraram que a gestão democrática favorece melhorias no Clima e Cultura Organizacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-28T15:19:05Z
2014-02-28T00:00:00Z
2014-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2988
url http://hdl.handle.net/10348/2988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137124656611328