Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guerra, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28396
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611
Resumo: RESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school.
id RCAP_f0f4d95842e47c66f423fddfb428629a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básicoSchool climate and involvement in school of 7th – 9th grade studentsClima escolar y participación de estudiantes del nivel secundarioClima de escolaEnvolvimento na escolaSucesso escolarRESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school.2020-11-24T13:45:22Z2020-11-242020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28396https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611http://hdl.handle.net/10174/28396https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611porMelo, M. & Guerra, C. (2020). Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Psicologia em Pesquisa, 14 (1), 37 - 56. DOI: 10.34019/1982-1247.2020.v14.2761137-56https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/2761114Revista Psicologia em Pesquisa1CIDEHUS – Publicações – Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científicammm@uevora.ptclaudiaguerra@ebim.pt681Melo, MadalenaGuerra, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:21.378736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
School climate and involvement in school of 7th – 9th grade students
Clima escolar y participación de estudiantes del nivel secundario
title Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
Melo, Madalena
Clima de escola
Envolvimento na escola
Sucesso escolar
title_short Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_full Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
title_sort Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
author Melo, Madalena
author_facet Melo, Madalena
Guerra, Cláudia
author_role author
author2 Guerra, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Madalena
Guerra, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Clima de escola
Envolvimento na escola
Sucesso escolar
topic Clima de escola
Envolvimento na escola
Sucesso escolar
description RESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T13:45:22Z
2020-11-24
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28396
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611
http://hdl.handle.net/10174/28396
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611
url http://hdl.handle.net/10174/28396
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M. & Guerra, C. (2020). Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Psicologia em Pesquisa, 14 (1), 37 - 56. DOI: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27611
37-56
https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/27611
14
Revista Psicologia em Pesquisa
1
CIDEHUS – Publicações – Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
mmm@uevora.pt
claudiaguerra@ebim.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136665001787392