Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28396 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school. |
id |
RCAP_f0f4d95842e47c66f423fddfb428629a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básicoSchool climate and involvement in school of 7th – 9th grade studentsClima escolar y participación de estudiantes del nivel secundarioClima de escolaEnvolvimento na escolaSucesso escolarRESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school.2020-11-24T13:45:22Z2020-11-242020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28396https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611http://hdl.handle.net/10174/28396https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611porMelo, M. & Guerra, C. (2020). Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Psicologia em Pesquisa, 14 (1), 37 - 56. DOI: 10.34019/1982-1247.2020.v14.2761137-56https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/2761114Revista Psicologia em Pesquisa1CIDEHUS – Publicações – Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científicammm@uevora.ptclaudiaguerra@ebim.pt681Melo, MadalenaGuerra, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:21.378736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico School climate and involvement in school of 7th – 9th grade students Clima escolar y participación de estudiantes del nivel secundario |
title |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico Melo, Madalena Clima de escola Envolvimento na escola Sucesso escolar |
title_short |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
title_full |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
author |
Melo, Madalena |
author_facet |
Melo, Madalena Guerra, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Madalena Guerra, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima de escola Envolvimento na escola Sucesso escolar |
topic |
Clima de escola Envolvimento na escola Sucesso escolar |
description |
RESUMO O presente estudo teve como objetivos: a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Foi também aplicada a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Estudantes (EAE E4D) a 442 estudantes de escolas básicas de Évora, Portugal. Os resultados demonstram a importância das relações professor/a aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem sucedidos. Foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. Verificou se uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento na escola. ABSTRACT: The present study aimed to: 1) translate and adapt a Portuguese school climate questionnaire (Delaware School Climate Survey Student DSCS S); 2) understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. The Four Dimensional Scale of Student Involvement (EAE E4D) and the adapted version of the DSCS S were applied to a sample of 442 students from 7th 9th grades of the city of Évora, Portugal. The main results demonstrate the importance of teacher student relationships in the way the school climate is related to successful school pathways. Significant differences were found in the affective and behavioral involvement among students with and without school success. There was a positive and moderate correlation between the school climate and the students' involvement in school. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24T13:45:22Z 2020-11-24 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28396 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611 http://hdl.handle.net/10174/28396 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28396 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, M. & Guerra, C. (2020). Clima de escola e envolvimento de estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Psicologia em Pesquisa, 14 (1), 37 - 56. DOI: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27611 37-56 https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/27611 14 Revista Psicologia em Pesquisa 1 CIDEHUS – Publicações – Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica mmm@uevora.pt claudiaguerra@ebim.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551938290450432 |