Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38301 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo com características de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio pedagógico e implementado numa turma do 3º ano de escolaridade (ensino básico). O estudo foca-se na sensibilização à diversidade linguística e cultural (SDLC), pretendendo desenvolver aprendizagens curricularmente previstas e competências transversais nos alunos, capacitando-os para viverem num mundo globalizado. Visa-se compreender modos de inserção das línguas das crianças nas práticas educativas, experimentando estratégias e recursos e refletindo sobre o seu contributo no desenvolvimento de diferentes competências nas crianças e na professora em formação inicial. O projeto supramencionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico de forma a apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal da professora em formação, ampliando o seu conhecimento sobre a SDLC. Acreditando que a SDLC se mostra como um dos modos possíveis para enfrentar o desafio que a globalização representa para as escolas, este projeto teve como principais finalidades: i) desenvolver conhecimentos, atitudes, valores e capacidades dos alunos de forma a que sejam pessoas bem sucedidas numa sociedade que se apresenta cada vez mais globalizada e plurilingue; ii) compreender as vantagens da inserção curricular da SDLC em contexto de ensino-aprendizagem e de formação; iii) Desenvolver um projeto de SDLC com recurso a um Kamishibai Plurilingue2 (KP). Os dados foram recolhidos através de notas de campo, de fotografias tiradas às crianças durante as intervenções, de uma biografia linguística preenchida no início do projeto e das entrevistas em focus group efetuadas no final do mesmo. Os resultados desta investigação sugerem que os alunos desenvolveram conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, tendo registado uma maior curiosidade face às línguas, após contactarem com a diversidade e pluralidade linguística circundante. Os resultados evidenciam que o projeto permitiu também que preconizassem atitudes de respeito e de valorização face ao Outro, apreciando a diversidade de repertórios linguísticos e de culturas, estando mais despertos para modos de comunicação global. Por sua vez, a professora em formação inicial desenvolveu conhecimentos sobre a abordagem SDLC, atividades e recursos, assim como a capacidade de refletir sobre o projeto desenvolvido e as suas repercussões nos alunos e em si própria, apesar da dificuldade de operacionalização de diferentes estratégias inicialmente previstas devido às restrições temporais e curriculares. |
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Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricularSensibilização à diversidade linguística e culturalEducação plurilingue e interculturaAprendizagens curricularesKamishibai plurilingueO presente artigo apresenta um estudo com características de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio pedagógico e implementado numa turma do 3º ano de escolaridade (ensino básico). O estudo foca-se na sensibilização à diversidade linguística e cultural (SDLC), pretendendo desenvolver aprendizagens curricularmente previstas e competências transversais nos alunos, capacitando-os para viverem num mundo globalizado. Visa-se compreender modos de inserção das línguas das crianças nas práticas educativas, experimentando estratégias e recursos e refletindo sobre o seu contributo no desenvolvimento de diferentes competências nas crianças e na professora em formação inicial. O projeto supramencionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico de forma a apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal da professora em formação, ampliando o seu conhecimento sobre a SDLC. Acreditando que a SDLC se mostra como um dos modos possíveis para enfrentar o desafio que a globalização representa para as escolas, este projeto teve como principais finalidades: i) desenvolver conhecimentos, atitudes, valores e capacidades dos alunos de forma a que sejam pessoas bem sucedidas numa sociedade que se apresenta cada vez mais globalizada e plurilingue; ii) compreender as vantagens da inserção curricular da SDLC em contexto de ensino-aprendizagem e de formação; iii) Desenvolver um projeto de SDLC com recurso a um Kamishibai Plurilingue2 (KP). Os dados foram recolhidos através de notas de campo, de fotografias tiradas às crianças durante as intervenções, de uma biografia linguística preenchida no início do projeto e das entrevistas em focus group efetuadas no final do mesmo. Os resultados desta investigação sugerem que os alunos desenvolveram conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, tendo registado uma maior curiosidade face às línguas, após contactarem com a diversidade e pluralidade linguística circundante. Os resultados evidenciam que o projeto permitiu também que preconizassem atitudes de respeito e de valorização face ao Outro, apreciando a diversidade de repertórios linguísticos e de culturas, estando mais despertos para modos de comunicação global. Por sua vez, a professora em formação inicial desenvolveu conhecimentos sobre a abordagem SDLC, atividades e recursos, assim como a capacidade de refletir sobre o projeto desenvolvido e as suas repercussões nos alunos e em si própria, apesar da dificuldade de operacionalização de diferentes estratégias inicialmente previstas devido às restrições temporais e curriculares.This article presents a study with action-research characteristics, developed in the context of a pedagogical internship and implemented in a class of the 3rd year of schooling. The study focuses on raising awareness of linguistic and cultural diversity (SDLC) aiming to develop curricularly planned learning and transversal skills in students, enabling them to live in a globalized world. It aims to understand ways of inserting children’s languages in educational practices, experi-menting with strategies and resources and reflecting on their contribution to the development of different skills in children and in the teacher in initial training.The aforementioned project was developed within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Portuguese and History and Geography of Por-tugal in the 2nd Cycle of Basic Education in order to support the professional and personal development of the teacher in training expanding your knowledge about SDLC. Believing that SDLC proves to be one of the possible ways to face the challenge that globalization represents for schools, this project had as its main purposes: i) to develop students’ knowledge, attitudes, values and capacities so that they are good people succeeded in a society that is increasingly globalized and plurilingual; ii) understand the advantages of the SDLC curriculum insertion in the context of teaching-learning and training; iii) Develop an SDLC project using a Multilingual Kamishibai. Data were collected through field notes, photographs, linguistic biography completed at the beginning of the project and focus group interviews conducted at the end of the project.The results of this investigation suggest that students developed knowledge, skills, attitudes and values, having registered a greater curiosity towards languages, after contacting the surrounding linguistic diversity and plurality. This also allowed them to advocate attitudes of respect and appreciation towards the Other, appreciating the diversity of linguistic and cultural repertoires, being more awake to modes of global communication. In turn, the teacher in initial training de-veloped knowledge about the SDLC approach, activities and resources, as well as the ability to reflect on the project developed and its repercussions on students and on herself, despite the difficulty of operationalizing different strategies initially due to time and curriculum restrictions.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-30T09:14:29Z2020-07-30T00:00:00Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38301por1647-358210.34624/id.v12i3.20097Soares, Andreia FilipaMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:48Zoai:ria.ua.pt:10773/38301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:47.789314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo apresenta um estudo com características de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio pedagógico e implementado numa turma do 3º ano de escolaridade (ensino básico). O estudo foca-se na sensibilização à diversidade linguística e cultural (SDLC), pretendendo desenvolver aprendizagens curricularmente previstas e competências transversais nos alunos, capacitando-os para viverem num mundo globalizado. Visa-se compreender modos de inserção das línguas das crianças nas práticas educativas, experimentando estratégias e recursos e refletindo sobre o seu contributo no desenvolvimento de diferentes competências nas crianças e na professora em formação inicial. O projeto supramencionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico de forma a apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal da professora em formação, ampliando o seu conhecimento sobre a SDLC. Acreditando que a SDLC se mostra como um dos modos possíveis para enfrentar o desafio que a globalização representa para as escolas, este projeto teve como principais finalidades: i) desenvolver conhecimentos, atitudes, valores e capacidades dos alunos de forma a que sejam pessoas bem sucedidas numa sociedade que se apresenta cada vez mais globalizada e plurilingue; ii) compreender as vantagens da inserção curricular da SDLC em contexto de ensino-aprendizagem e de formação; iii) Desenvolver um projeto de SDLC com recurso a um Kamishibai Plurilingue2 (KP). Os dados foram recolhidos através de notas de campo, de fotografias tiradas às crianças durante as intervenções, de uma biografia linguística preenchida no início do projeto e das entrevistas em focus group efetuadas no final do mesmo. Os resultados desta investigação sugerem que os alunos desenvolveram conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, tendo registado uma maior curiosidade face às línguas, após contactarem com a diversidade e pluralidade linguística circundante. Os resultados evidenciam que o projeto permitiu também que preconizassem atitudes de respeito e de valorização face ao Outro, apreciando a diversidade de repertórios linguísticos e de culturas, estando mais despertos para modos de comunicação global. Por sua vez, a professora em formação inicial desenvolveu conhecimentos sobre a abordagem SDLC, atividades e recursos, assim como a capacidade de refletir sobre o projeto desenvolvido e as suas repercussões nos alunos e em si própria, apesar da dificuldade de operacionalização de diferentes estratégias inicialmente previstas devido às restrições temporais e curriculares. |
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