A educação sexual numa perspectiva de educação para a saúde: um estudo exploratório na Escola Secundária Pluricurricular de Santa Maria Maior de Viana do Castelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alda Janete Lourdes Lopes da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/6284
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação para a Saúde)
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spelling A educação sexual numa perspectiva de educação para a saúde: um estudo exploratório na Escola Secundária Pluricurricular de Santa Maria Maior de Viana do Castelo37.031:392.6392.6:73.03137.031:614614:37.03Dissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação para a Saúde)Há vários anos que se vem debatendo a implementação da Educação Sexual no seio das escolas portuguesas. Não obstante a importância da temática, no âmbito da formação da personalidade e desenvolvimento integral do indivíduo, a realidade vai evidenciando um certo adiamento progressivo, por parte do grupo docente, para a integração definitiva desta temática educacional em contextos escolares. A Educação Sexual deverá ser entendida à luz dos conceitos de Educação e Saúde, ou melhor dizendo, deverá ser entendida à luz da perspectiva holística dos indivíduos. A Educação Sexual deverá ser perspectivada no domínio mais amplo da Educação para a Saúde, tão importante como outras demais áreas referenciadas, entre as quais alimentação adequada, prevenção de drogodependências (tabaco, álcool, substâncias ilícitas), saúde oral, … pelo que não faz sentido retardar mais este desafio. Com a realização deste trabalho pretendemos conhecer as opiniões dos professores e alunos no que se refere à implementação da Educação Sexual em contexto escolar, bem como a importância desta última para a aquisição de um melhor nível de Saúde dos alunos. Assim, e no que se refere à primeira parte deste trabalho, apresentaremos a pesquisa bibliográfica no âmbito dos conceitos da Sexualidade, Saúde, Educação, Educação para a Saúde/Promoção de Saúde e subsequente integração da Educação Sexual no domínio da Educação para a Saúde. Numa segunda parte, apresentaremos o estudo, que se reveste de natureza exploratória e descritiva transversal, de cariz qualitativo. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o inquérito por questionário aplicado a uma amostra constituída por 19 professores que leccionam o Ensino Secundário e 163 alunos também do referido ensino. O local onde decorreu esta recolha de informação foi na Escola Secundária Pluricurricular de Santa Maria Maior de Viana do Castelo. Os resultados obtidos mostram-nos que docentes e alunos atribuem extrema importância à abordagem da temática em causa. Apesar da importância evidenciada, os professores revelam que não abordam a temática da Sexualidade com assídua frequência, delegando geralmente esta responsabilidade nos profissionais de saúde. É ainda salientada a falta de formação do grupo docente em abordar temas relacionados com a Sexualidade. No que concerne aos alunos denota-se a tendência a reduzir a temática “Educação Sexual” à abordagem dos métodos contraceptivos e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Consideram que a abordagem de temas relacionados com a Sexualidade é fundamental para a sua Saúde, porém restringem-se ao domínio das Doenças Sexualmente Transmissíveis, não sendo realçados os domínios dos afectos e das relações humanas, assim como o bem-estar psicosocial dos indivíduos. Presencia-se um significativo desconhecimento por parte dos alunos relativamente aos conceitos de Saúde e Educação Sexual.For many years, the implementation of Sexual Education in the center of Portuguese schools has been debated. Not excluding the importance of the subject in the scope of the formation of the personality and integral development of the individual, a reality is evidencing a certain progressive adjournment, from the professors group, for the definitive integration of this subject in school contexts. Sexual Education should be understood through the Education and Health concepts, or in other words, through the holistic perspective of the individuals. Sexual Education should be viewed in the wider perspective health education, just as important as other referred areas, like adequate feeding, drug dependency prevention (tobacco, alcohol, illicit substances), verbal health,……as it doesn’t make sense to delay this challenge any further. With the completion of this project, we intend to know the teachers and students opinions in what relates to the implementation of Sexual Education in school context, as well as the importance of this for the acquisition of a better level of health of the students. With this, and what refers to the first part of this project, we will present the bibliographical search in the scope of the concepts of Sexuality, Health, Education, Health Education /Health Promotion and the subsequent integration of Sexual Education in the domain of Education for Health. In the second part, we will present the study, which coats the exploratory nature and transversal description, of qualitative cariz. Like a data collection instrument, the inquiry was used by an applied questionnaire sampling 19 teachers who lectured at a Secondary School and 163 students also from the same school. The place where this collection of information took place was at Pluricurricular of Santa Maria Maior Secondary School of Viana do Castelo. The final results show that teachers and students attribute extreme importance to the subject. Despite the evident importance, the teachers say that they don’t approach related subjects of sexuality very often, delegating this responsibility generally to health professionals. It is also pointed out the lack of teacher group training in approaching subjects related to sexuality. In regards to students, a reduction has been noticed in the subject “Sexual Education” to the approachment of the contraceptive methods and prevention of sexually transmitted diseases. They consider that the approach of related subjects with sexuality is fundamental for their health, however restricted to the domain of sexually transmitted diseases, not being enhanced the domains of the affections and human relationships, as well as the well being psychosocial of the individuals. There appears to be a significant unfamiliarity on the part of he students relating to the concepts of Health and Sexual Education.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoCosta, Alda Janete Lourdes Lopes da2006-10-192006-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/6284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:16.646739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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