Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9549 |
Resumo: | Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, previsto nos 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, tendo como objetivo revelar competências profissionais e pessoais desenvolvidas pela mestranda que constituíram o eixo central do seu perfil, tornando-a capaz no exercício da profissão docente. No decorrer deste percurso mobilizou-se um quadro teórico concetual e legal que sustentou a prática da mestranda, resultando daí novos referenciais e o amadurecimento de saberes profissionais e sociais que impulsionaram o seu crescimento profissional. Assim, a metodologia de investigação-ação, fundamental na construção de um perfil profissional, revelou-se ímpar na transformação e melhoria da prática educativa. Também a prática pedagógica em díade possibilitou a construção de novos conhecimentos enriquecidos pela reflexão em contexto, facilitando a recriação constante das práticas e do contexto educativo. Todo este processo constituiu uma etapa inicial de aprendizagem que se prolongará ao longo da vida profissional da mestranda, pois a educação é um processo de aperfeiçoamento contínuo, procurando a excelência da ação que desenvolve. O ato de ensinar implica um compromisso responsável e partilhado entre o professor que deve aprender a ensinar e ensinar a aprender e o aluno que deve aprender a aprender. |
id |
RCAP_f21709d2e5b0ddd9133c862b253116e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática pedagógicaDesenvolvimento pessoal e socialPar pedagógicoMetodologia de investigação-açãoTeaching practicePersonal and social developmentPedagogicalMethodology of research-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, previsto nos 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, tendo como objetivo revelar competências profissionais e pessoais desenvolvidas pela mestranda que constituíram o eixo central do seu perfil, tornando-a capaz no exercício da profissão docente. No decorrer deste percurso mobilizou-se um quadro teórico concetual e legal que sustentou a prática da mestranda, resultando daí novos referenciais e o amadurecimento de saberes profissionais e sociais que impulsionaram o seu crescimento profissional. Assim, a metodologia de investigação-ação, fundamental na construção de um perfil profissional, revelou-se ímpar na transformação e melhoria da prática educativa. Também a prática pedagógica em díade possibilitou a construção de novos conhecimentos enriquecidos pela reflexão em contexto, facilitando a recriação constante das práticas e do contexto educativo. Todo este processo constituiu uma etapa inicial de aprendizagem que se prolongará ao longo da vida profissional da mestranda, pois a educação é um processo de aperfeiçoamento contínuo, procurando a excelência da ação que desenvolve. O ato de ensinar implica um compromisso responsável e partilhado entre o professor que deve aprender a ensinar e ensinar a aprender e o aluno que deve aprender a aprender.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Training Report falls within the scope of the curricular Supervised Pedagogic Practice in Pre-School Education and Supervised Pedagogic Practice on 1st Cycle of Basic Education, provided in the 1st and 2nd year of Master’s degree in Education Pre-School and education of the 1st cycle of basic education respectively, aiming to reveal personal and professional skills developed by graduated student who the backbone of their profile is to enable the ability to teaching. During this course was mobilized a Conceptual and legal theoretical framework to support the practice of the graduate student, resulting in new standards and the maturing of professional and social knowledge that boosted their professional growth. Thus, the methodology of research-action, instrumental in building a professional profile, was revealed unique in the transformation and improvement of educational practice. Also the pedagogical practice in dyad enabled the construction of new knowledge enriched by the reflection in context, facilitating the constant recreation of practice and educational context. This whole process was an initial stage of learning that will last throughout the life professional of the master's degree, as the education is an process of continuous improvement, seeking excellence of action that develops. The act of teaching implies a responsible commitment and shared between the teacher who must learn to teach and learn and to teach the student who must learn to learn.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio desenvolveu-se no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada. Tendo como objetivo comunicar a intervenção pedagógica, decorrida no Jardim de Infância da Escola Básica das Antas, com crianças na faixa etária entre os 3 e os 5 anos de idade. No âmbito da revisão bibliográfica conheceu-se opiniões diversificadas de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem a intervenção realizada, de forma a edificar uma prática educativa de qualidade adaptada às necessidades e interesses das crianças. Ao longo de todo o trabalho, efetivou-se a prática pedagógica através da observação, da planificação, da implementação, da reflexão e da avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação, assim como nos modelos pedagógicos: High-Scope, Reggio Emilia, Movimento Escola Moderna e pedagogia de projeto de forma a proporcionar aprendizagens significativas a todos os implicados. Neste processo articulam-se diversos conceitos, teorias e estratégias interligadas à educação, à criança, à ação e à intencionalidade educativa, aliada ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do docente. Os resultados obtidos foram registados através de técnicas e instrumentos de observação utilizados durante o período de estágio, tais como diários de formação, narrativas, diálogos, entre outros, no sentido de dar a conhecer o contexto e o meio envolvente e questões em volta de um profissional de educação, propiciando uma análise crítica e reflexiva, sobre a postura do educador face ao processo de ensino-aprendizagem.This report was written during the course Master in Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of Basic Education of Supervised Teaching Practice and was aimed to communicate the pedagogical intervention held in the “Jardim de Infância da Escola Básica das Antas” with children aged between 3 and 5 years old. Within the literature review be met mixed reviews from authors in reference to educational level and sustain the practice performed in order to build a quality educational practice adapted to the needs and interests of children. During this work was realized pedagogical practice through observation, planning, implementation, reflection and evaluation, relying on the action-research methodology as well as the pedagogical models: High-Scope, Reggio Emilia, Modern School Movement pedagogy and design in order to provide meaningful learning for all involved. This process is articulated by some concepts, theories and strategies linked to education, to child, to action and to educational intention coupled with the personal and professional development of teaching skills. The results were recorded through observation techniques and instruments used during the probationary period, such as training diaries, narratives, dialogues, among others, to raise awareness of the context and issues through engaging and around a professional education offering a critical and reflective analysis on the educator's posture against the teaching-learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Olga Sofia Santos2017-02-15T12:48:36Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9549TID:201613948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.765540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Oliveira, Olga Sofia Santos Prática pedagógica Desenvolvimento pessoal e social Par pedagógico Metodologia de investigação-ação Teaching practice Personal and social development Pedagogical Methodology of research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Oliveira, Olga Sofia Santos |
author_facet |
Oliveira, Olga Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Olga Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Desenvolvimento pessoal e social Par pedagógico Metodologia de investigação-ação Teaching practice Personal and social development Pedagogical Methodology of research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Desenvolvimento pessoal e social Par pedagógico Metodologia de investigação-ação Teaching practice Personal and social development Pedagogical Methodology of research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, previsto nos 1.º e 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, tendo como objetivo revelar competências profissionais e pessoais desenvolvidas pela mestranda que constituíram o eixo central do seu perfil, tornando-a capaz no exercício da profissão docente. No decorrer deste percurso mobilizou-se um quadro teórico concetual e legal que sustentou a prática da mestranda, resultando daí novos referenciais e o amadurecimento de saberes profissionais e sociais que impulsionaram o seu crescimento profissional. Assim, a metodologia de investigação-ação, fundamental na construção de um perfil profissional, revelou-se ímpar na transformação e melhoria da prática educativa. Também a prática pedagógica em díade possibilitou a construção de novos conhecimentos enriquecidos pela reflexão em contexto, facilitando a recriação constante das práticas e do contexto educativo. Todo este processo constituiu uma etapa inicial de aprendizagem que se prolongará ao longo da vida profissional da mestranda, pois a educação é um processo de aperfeiçoamento contínuo, procurando a excelência da ação que desenvolve. O ato de ensinar implica um compromisso responsável e partilhado entre o professor que deve aprender a ensinar e ensinar a aprender e o aluno que deve aprender a aprender. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-02-15T12:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9549 TID:201613948 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9549 |
identifier_str_mv |
TID:201613948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131397746589696 |