Lápis cor de pele : contributo para a lecionação da unidade letiva 2 : crescer na diversidade : para o 4º ano do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26677
Resumo: Somos assim tão diferentes? Esta é a questão que atravessa este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por abordar os vários tipos de diversidade: diversidade na natureza; diversidade humana; cultural; religiosa; bem como o tema da diversidade na Sagrada Escritura e nas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si. Compreenderemos que a sociedade deverá ser um lugar de encontro e de respeito mútuo. Deverá ser, por excelência, o lugar de diversidade e de compreensão dos outros. Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur são três dos autores cujas teses nos ajudarão a esclarecer a questão da alteridade. Cada um faz uma abordagem particular, mas convergem para o mesmo sentido – olhar o outro como um igual. Martin Buber privilegia o encontro eu-tu em detrimento do eu-isso, na medida em que, o outro não é um objeto ou uma coisa. Emmanuel Levinas privilegia o relacionamento face-a-face, olhando para o outro já não como um tu, mas sim como um vós, pelo qual somos infinitamente responsáveis. Por fim, Paul Ricoeur direciona-se para uma hermenêutica de compreensão do sujeito numa perspetiva de relação interpessoal. No final, debruçar-nos-emos na Prática de Ensino Supervisionada, partindo da análise da turma na qual as aulas foram lecionadas, que demonstrou alguns conhecimentos do tema. No entanto, há sempre algo de novo a acrescentar e novos conteúdos para serem adquiridos.
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