Lápis cor de pele : contributo para a lecionação da unidade letiva 2 : crescer na diversidade : para o 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26677 |
Resumo: | Somos assim tão diferentes? Esta é a questão que atravessa este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por abordar os vários tipos de diversidade: diversidade na natureza; diversidade humana; cultural; religiosa; bem como o tema da diversidade na Sagrada Escritura e nas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si. Compreenderemos que a sociedade deverá ser um lugar de encontro e de respeito mútuo. Deverá ser, por excelência, o lugar de diversidade e de compreensão dos outros. Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur são três dos autores cujas teses nos ajudarão a esclarecer a questão da alteridade. Cada um faz uma abordagem particular, mas convergem para o mesmo sentido – olhar o outro como um igual. Martin Buber privilegia o encontro eu-tu em detrimento do eu-isso, na medida em que, o outro não é um objeto ou uma coisa. Emmanuel Levinas privilegia o relacionamento face-a-face, olhando para o outro já não como um tu, mas sim como um vós, pelo qual somos infinitamente responsáveis. Por fim, Paul Ricoeur direciona-se para uma hermenêutica de compreensão do sujeito numa perspetiva de relação interpessoal. No final, debruçar-nos-emos na Prática de Ensino Supervisionada, partindo da análise da turma na qual as aulas foram lecionadas, que demonstrou alguns conhecimentos do tema. No entanto, há sempre algo de novo a acrescentar e novos conteúdos para serem adquiridos. |
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Lápis cor de pele : contributo para a lecionação da unidade letiva 2 : crescer na diversidade : para o 4º ano do 1º ciclo do ensino básicoDiversidadeIgualdadeRespeitoRelação interpessoalDiversityEqualityRespectInterpersonal relationshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoSomos assim tão diferentes? Esta é a questão que atravessa este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por abordar os vários tipos de diversidade: diversidade na natureza; diversidade humana; cultural; religiosa; bem como o tema da diversidade na Sagrada Escritura e nas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si. Compreenderemos que a sociedade deverá ser um lugar de encontro e de respeito mútuo. Deverá ser, por excelência, o lugar de diversidade e de compreensão dos outros. Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur são três dos autores cujas teses nos ajudarão a esclarecer a questão da alteridade. Cada um faz uma abordagem particular, mas convergem para o mesmo sentido – olhar o outro como um igual. Martin Buber privilegia o encontro eu-tu em detrimento do eu-isso, na medida em que, o outro não é um objeto ou uma coisa. Emmanuel Levinas privilegia o relacionamento face-a-face, olhando para o outro já não como um tu, mas sim como um vós, pelo qual somos infinitamente responsáveis. Por fim, Paul Ricoeur direciona-se para uma hermenêutica de compreensão do sujeito numa perspetiva de relação interpessoal. No final, debruçar-nos-emos na Prática de Ensino Supervisionada, partindo da análise da turma na qual as aulas foram lecionadas, que demonstrou alguns conhecimentos do tema. No entanto, há sempre algo de novo a acrescentar e novos conteúdos para serem adquiridos.Are we so different? This is the question that crosses this Internship Report and which we intend to respond to. We begin by addressing the various types of diversity: diversity in nature; human diversity; cultural; religious; as well as the theme of diversity in Sacred Scripture and in the encyclicals Caritas in Veritate and Laudato Si. We will perceive that society should be a place of encounter and mutual respect. It should be, par excellence, the place of diversity and understanding of others. Martin Buber, Emmanuel Levinas and Paul Ricoeur are three of the authors whose theses will help us to clarify the question of otherness. Each one makes a particular approach, but they converge towards the same sense - to look at the other as an equal. Martin Buber privileges the me-you encounter in detriment of the me-it, according as the other is not an object or a thing. Emmanuel Levinas privileges the face-to-face relationship, looking at the other no longer as a you, but as one of you, for which we are infinitely responsible. Finally, Paul Ricoeur is directed to a hermeneutic of understanding the subject in a perspective of interpersonal relation. In the end, we will focus on the Supervised Teaching Practice, starting from the analysis of the class in which the lessons were taught, which evidenced some knowledge of the theme. However, there is always something new to add and new content to be acquired.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Paula Alexandra Gomes2019-01-14T15:00:21Z2018-07-1020182018-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26677TID:202016455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:18.660102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Somos assim tão diferentes? Esta é a questão que atravessa este Relatório de Estágio e à qual nos propomos responder. Começamos por abordar os vários tipos de diversidade: diversidade na natureza; diversidade humana; cultural; religiosa; bem como o tema da diversidade na Sagrada Escritura e nas encíclicas Caritas in Veritate e Laudato Si. Compreenderemos que a sociedade deverá ser um lugar de encontro e de respeito mútuo. Deverá ser, por excelência, o lugar de diversidade e de compreensão dos outros. Martin Buber, Emmanuel Levinas e Paul Ricoeur são três dos autores cujas teses nos ajudarão a esclarecer a questão da alteridade. Cada um faz uma abordagem particular, mas convergem para o mesmo sentido – olhar o outro como um igual. Martin Buber privilegia o encontro eu-tu em detrimento do eu-isso, na medida em que, o outro não é um objeto ou uma coisa. Emmanuel Levinas privilegia o relacionamento face-a-face, olhando para o outro já não como um tu, mas sim como um vós, pelo qual somos infinitamente responsáveis. Por fim, Paul Ricoeur direciona-se para uma hermenêutica de compreensão do sujeito numa perspetiva de relação interpessoal. No final, debruçar-nos-emos na Prática de Ensino Supervisionada, partindo da análise da turma na qual as aulas foram lecionadas, que demonstrou alguns conhecimentos do tema. No entanto, há sempre algo de novo a acrescentar e novos conteúdos para serem adquiridos. |
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