Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Carlos Andrade da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1529
Resumo: O presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2015/2016, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com a realização do Relatório de Estágio, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo principal é expor e refletir sobre todas as atividades realizadas e as decisões tomadas, assim como os aspetos que tivemos em consideração para a escolha das mesmas, realizando para cada ação uma análise em função dos objetivos traçados. Numa primeira fase procurámos conhecer melhor o contexto onde íamos desenvolver a nossa prática letiva com a caraterização da escola, de modo a adequarmos a nossa intervenção em função das necessidades dos alunos e dos objetivos que definimos, tendo por base as recomendações do Grupo de Educação Física da escola e do Programa Nacional de Educação Física. Numa segunda fase, definimos e operacionalizamos algumas atividades na prática letiva, nas atividades de complemento curricular e de natureza cientifico-pedagógica, contribuindo para uma formação eclética dos alunos e para a nossa formação enquanto docentes, com o intuito de melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem. O Estágio Pedagógico colocou-nos perante um conjunto diversificado de tarefas que solicitaram adaptações, pelo que com a utilização de instrumentos e metodologias adequadas, possibilitaram a tomada de decisões mais ajustadas e consequentemente tornar os processos mais eficazes. Em suma, consideramos que o Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação docente, na medida em que nos permitiu experienciar a realidade desta profissão, atendendo à diversidade e à quantidade de atividades a realizar, o que possibilitou uma maior interação e consequentemente uma melhor relação com toda a Comunidade Educativa, transformando-a de forma positiva, mas também o professor ao nível profissional e pessoal.
id RCAP_f3527f177d7d3676946a408fc952ad0f
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágio pedagógicoEducação físicaDocenteProcesso de ensino-aprendizagemAdaptaçãoTransformaçãoTeaching practicePhysical educationTeacherTeaching-learning processAdaptationTransformationEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2015/2016, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com a realização do Relatório de Estágio, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo principal é expor e refletir sobre todas as atividades realizadas e as decisões tomadas, assim como os aspetos que tivemos em consideração para a escolha das mesmas, realizando para cada ação uma análise em função dos objetivos traçados. Numa primeira fase procurámos conhecer melhor o contexto onde íamos desenvolver a nossa prática letiva com a caraterização da escola, de modo a adequarmos a nossa intervenção em função das necessidades dos alunos e dos objetivos que definimos, tendo por base as recomendações do Grupo de Educação Física da escola e do Programa Nacional de Educação Física. Numa segunda fase, definimos e operacionalizamos algumas atividades na prática letiva, nas atividades de complemento curricular e de natureza cientifico-pedagógica, contribuindo para uma formação eclética dos alunos e para a nossa formação enquanto docentes, com o intuito de melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem. O Estágio Pedagógico colocou-nos perante um conjunto diversificado de tarefas que solicitaram adaptações, pelo que com a utilização de instrumentos e metodologias adequadas, possibilitaram a tomada de decisões mais ajustadas e consequentemente tornar os processos mais eficazes. Em suma, consideramos que o Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação docente, na medida em que nos permitiu experienciar a realidade desta profissão, atendendo à diversidade e à quantidade de atividades a realizar, o que possibilitou uma maior interação e consequentemente uma melhor relação com toda a Comunidade Educativa, transformando-a de forma positiva, mas também o professor ao nível profissional e pessoal.This document was prepared under the teaching practice in Physical Education held at Francisco Franco Secondary School in the 2015/2016 school year, in order to obtain the degree of Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. With this Internship Report, we intend to make a reflection about the work done during the Teaching Practice. The main objective is to expose and reflect on all the activities and decisions taken, as well as aspects that we considered for their choosing, doing a reflection for each action according to the goals set. First we tried to know better the context where we would develop our teaching practice by the school's characterization, in order to adjust our intervention according to the students ‘needs and the goals we have set, based on the recommendations of the Group of School Physical Education and the National Program of Physical Education. In a second phase, we define and operationalize some activities in teaching practice, in complement curricular activities and scientific-pedagogical nature, contributing to students training and for our training as teachers, in order to improve the process of teaching-learning. The Teaching Practice put us before a diverse set of tasks that required adjustments, so by the use of appropriate tools and methodologies, allowed to take more adjusted decisions and consequently become the processes more effective. In short, the Teaching Practice is a fundamental stage in teacher training, once allowed us to experience the reality of this profession, the diversity and quantity of activities to be carried out, which allow us to have a more interaction and consequently a better relationship with all the educational community, transforming it into a positive, but also the teacher to the professional and personal level.Lopes, Helder Manuel ArsénioSimões, Joana Catarina MarquesDigitUMaSilva, Luís Carlos Andrade da2017-06-04T00:30:07Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1529201636697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:14Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:14.568129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Silva, Luís Carlos Andrade da
Estágio pedagógico
Educação física
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Adaptação
Transformação
Teaching practice
Physical education
Teacher
Teaching-learning process
Adaptation
Transformation
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Silva, Luís Carlos Andrade da
author_facet Silva, Luís Carlos Andrade da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Simões, Joana Catarina Marques
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Carlos Andrade da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Adaptação
Transformação
Teaching practice
Physical education
Teacher
Teaching-learning process
Adaptation
Transformation
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Adaptação
Transformação
Teaching practice
Physical education
Teacher
Teaching-learning process
Adaptation
Transformation
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2015/2016, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com a realização do Relatório de Estágio, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo principal é expor e refletir sobre todas as atividades realizadas e as decisões tomadas, assim como os aspetos que tivemos em consideração para a escolha das mesmas, realizando para cada ação uma análise em função dos objetivos traçados. Numa primeira fase procurámos conhecer melhor o contexto onde íamos desenvolver a nossa prática letiva com a caraterização da escola, de modo a adequarmos a nossa intervenção em função das necessidades dos alunos e dos objetivos que definimos, tendo por base as recomendações do Grupo de Educação Física da escola e do Programa Nacional de Educação Física. Numa segunda fase, definimos e operacionalizamos algumas atividades na prática letiva, nas atividades de complemento curricular e de natureza cientifico-pedagógica, contribuindo para uma formação eclética dos alunos e para a nossa formação enquanto docentes, com o intuito de melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem. O Estágio Pedagógico colocou-nos perante um conjunto diversificado de tarefas que solicitaram adaptações, pelo que com a utilização de instrumentos e metodologias adequadas, possibilitaram a tomada de decisões mais ajustadas e consequentemente tornar os processos mais eficazes. Em suma, consideramos que o Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação docente, na medida em que nos permitiu experienciar a realidade desta profissão, atendendo à diversidade e à quantidade de atividades a realizar, o que possibilitou uma maior interação e consequentemente uma melhor relação com toda a Comunidade Educativa, transformando-a de forma positiva, mas também o professor ao nível profissional e pessoal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T00:00:00Z
2016-12-05T00:00:00Z
2017-06-04T00:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1529
201636697
url http://hdl.handle.net/10400.13/1529
identifier_str_mv 201636697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912016109568