Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Elisabete Dias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10638
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual, o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos - Felgueiras, sendo a única professora estagiária, na qual o professor cooperante acompanhou-me em todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões, sendo o suporte de toda a prática. Todas estas fases do relatório foram acompanhadas de um enquadramento teórico para fundamentar tudo o que foi tratado. Em suma, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocar em prática tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, sendo que num contexto real nem sempre as coisas são tão simples e isso é que nos faz evoluir e tornar-nos melhores profissionais.
id RCAP_f37c9dc7697d5aa7aeee274939b7d782
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual, o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos - Felgueiras, sendo a única professora estagiária, na qual o professor cooperante acompanhou-me em todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões, sendo o suporte de toda a prática. Todas estas fases do relatório foram acompanhadas de um enquadramento teórico para fundamentar tudo o que foi tratado. Em suma, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocar em prática tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, sendo que num contexto real nem sempre as coisas são tão simples e isso é que nos faz evoluir e tornar-nos melhores profissionais.This report comes in the framework of the Pedagogical Training, integrated in the Master’s degree study programme of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The teaching practice presents itself as the last stage of the initial training and is the space where the student is, for the first time, faced with reality. It’s a long way, filled with adventures and unforeseen situations, being the decisive reflection to the students professional growth. It took place at the Basic and Secondary School Dr. Machado de MatosFelgueiras, and the internship group was composed by three students and one cooperating teacher who followed the whole development of teaching-learning process. The presented documented, has as the main goal the acquisition of a Master’s Degree in Teaching Physical Education, reflecting the path covered during a complete school year, rich in personal experiences and reflections, being the support of the whole practice. All the phases of the report were accompanied by a theoretical framework to support everything discussed. In short, it is relevant to emphasize that the pedagogical internship has an enormous importance in teachers’ training, because it allows to put into practice everything that we acquired in previous years, since in a real context things are not always so simple and that is what makes us evolve and become better professionally.2021-08-05T14:28:17Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10638pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mónica Elisabete Dias dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:00.724388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Silva, Mónica Elisabete Dias da
Educação Física
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Silva, Mónica Elisabete Dias da
author_facet Silva, Mónica Elisabete Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mónica Elisabete Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
description O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual, o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos - Felgueiras, sendo a única professora estagiária, na qual o professor cooperante acompanhou-me em todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões, sendo o suporte de toda a prática. Todas estas fases do relatório foram acompanhadas de um enquadramento teórico para fundamentar tudo o que foi tratado. Em suma, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocar em prática tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, sendo que num contexto real nem sempre as coisas são tão simples e isso é que nos faz evoluir e tornar-nos melhores profissionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T14:28:17Z
2021-07-27T00:00:00Z
2021-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10638
url http://hdl.handle.net/10348/10638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137083637366784