Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Artur Miguel Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10692
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ciclo do Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário do Departamento de Ciência do Desporto, Exercício e Saúde, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O estágio pedagógico é a culminância da aplicação da teoria em momentos de prática real. Os princípios teóricos, coadjuvados à experiencia e reflexão que a prática potencializa, possibilita ao estagiário uma aquisição de soft skills, hard skills e micro skills que lhe permitirão uma maior competência para a sua prática laboral. Assim, a formação apresenta-se como um processo dinâmico, contínuo e inacabado, uma educação linear, de reconstrução de saberes, sentimentos, avaliações e reflexões no qual se constrói o saberação. O processo evolutivo das competências profissionais do estagiário terá que forçosamente passar pela reflexão e pela reflexão da ação. O presente relatório apresenta-se numa sequência didático-pedagógica, sistematizada e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sua estrutura patenteia-se com o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensinoaprendizagem, a relação escola-meio e reflexão crítica do estágio, bem como todas as atividades projetadas na escola ou pela comunidade educativa. No epílogo do documento, podemos aferir que o Estágio Pedagógico é um fator determinante de aprendizagem, recorrendo sabiamente à ambivalência da teoria vs prática estruturada num conhecimento empírico.
id RCAP_377b0a53cd01c38fb5027929e992433a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ciclo do Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário do Departamento de Ciência do Desporto, Exercício e Saúde, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O estágio pedagógico é a culminância da aplicação da teoria em momentos de prática real. Os princípios teóricos, coadjuvados à experiencia e reflexão que a prática potencializa, possibilita ao estagiário uma aquisição de soft skills, hard skills e micro skills que lhe permitirão uma maior competência para a sua prática laboral. Assim, a formação apresenta-se como um processo dinâmico, contínuo e inacabado, uma educação linear, de reconstrução de saberes, sentimentos, avaliações e reflexões no qual se constrói o saberação. O processo evolutivo das competências profissionais do estagiário terá que forçosamente passar pela reflexão e pela reflexão da ação. O presente relatório apresenta-se numa sequência didático-pedagógica, sistematizada e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sua estrutura patenteia-se com o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensinoaprendizagem, a relação escola-meio e reflexão crítica do estágio, bem como todas as atividades projetadas na escola ou pela comunidade educativa. No epílogo do documento, podemos aferir que o Estágio Pedagógico é um fator determinante de aprendizagem, recorrendo sabiamente à ambivalência da teoria vs prática estruturada num conhecimento empírico.This document is part of the Pedagogical Internship, integrated in the 2nd cycle of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Department of Sport, Exercise and Health Sciences, School of Life and Environmental Sciences, at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The pedagogical internship is the culmination of the application of theory in moments of real practice. The theoretical principles, in addition to the experience and reflection that the practice enhances, enable the trainee to acquire soft skills, hard skills and micro skills that will allow him to have greater competence for his work practice. Thus, training presents itself as a dynamic, continuous and unfinished process, a linear education, of reconstruction of knowledge, feelings, evaluations and reflections in which knowledge-action is built. The evolutionary process of the trainee's professional skills will necessarily have to go through reflection and action reflection. This report is presented in a didactic-pedagogical sequence, systematized and contextualized of the teaching-learning process. Its structure is shown with the personal and institutional framework, the teaching-learning tasks, the school-meaning relationship and critical reflection of the internship, as well as all the activities designed in the school or by the educational community. In the epilogue of the document, we can verify that the Pedagogical Internship is a determining factor of learning, using wisely the ambivalence of theory vs practice structured in an empirical knowledge.2021-09-20T14:20:47Z2021-08-02T00:00:00Z2021-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10692pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessNoronha, Artur Miguel Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:42.738737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Noronha, Artur Miguel Silva
Educação Física
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Noronha, Artur Miguel Silva
author_facet Noronha, Artur Miguel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Artur Miguel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ciclo do Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário do Departamento de Ciência do Desporto, Exercício e Saúde, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O estágio pedagógico é a culminância da aplicação da teoria em momentos de prática real. Os princípios teóricos, coadjuvados à experiencia e reflexão que a prática potencializa, possibilita ao estagiário uma aquisição de soft skills, hard skills e micro skills que lhe permitirão uma maior competência para a sua prática laboral. Assim, a formação apresenta-se como um processo dinâmico, contínuo e inacabado, uma educação linear, de reconstrução de saberes, sentimentos, avaliações e reflexões no qual se constrói o saberação. O processo evolutivo das competências profissionais do estagiário terá que forçosamente passar pela reflexão e pela reflexão da ação. O presente relatório apresenta-se numa sequência didático-pedagógica, sistematizada e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sua estrutura patenteia-se com o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensinoaprendizagem, a relação escola-meio e reflexão crítica do estágio, bem como todas as atividades projetadas na escola ou pela comunidade educativa. No epílogo do documento, podemos aferir que o Estágio Pedagógico é um fator determinante de aprendizagem, recorrendo sabiamente à ambivalência da teoria vs prática estruturada num conhecimento empírico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T14:20:47Z
2021-08-02T00:00:00Z
2021-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10692
url http://hdl.handle.net/10348/10692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137155537174528