Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18288
Resumo: Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.
id RCAP_f3ccab51242781b82eb350f110022eab
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação HistóricaEducação históricaCurrículo apresentadoManual escolarCurrículo ocultoOs estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2021-09-02T08:26:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18288porMoreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica. Revista CEM / Cultura, Espaço & Memória, 113-134.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:57.205295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
spellingShingle Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
Moreira, Ana Isabel
Educação histórica
Currículo apresentado
Manual escolar
Currículo oculto
title_short Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_full Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_fullStr Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_full_unstemmed Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_sort Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
author Moreira, Ana Isabel
author_facet Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Duarte, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Currículo apresentado
Manual escolar
Currículo oculto
topic Educação histórica
Currículo apresentado
Manual escolar
Currículo oculto
description Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-02T08:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18288
url http://hdl.handle.net/10400.22/18288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica. Revista CEM / Cultura, Espaço & Memória, 113-134.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469123158016