O papel dos chatbots na relação com o cliente em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/44191 |
Resumo: | A forte aposta nos campos da inteligência artificial já se faz notar na economia portuguesa, existindo um grande número de empresas que adotou ferramentas desta índole com o intuito de automatizar cada vez mais os seus processos internos e principalmente conseguirem estar sempre contactáveis com os seus clientes (F.Ferreira, 2023). Uma das principais plataformas que possibilita estes benefícios são os chatbots, sendo usados por muitas empresas como um canal de apoio ao cliente, e tornando-se cada vez mais essenciais na perspetiva do marketing e das vendas (Braz, 2020). Através desta investigação pretendeu-se não só averiguar qual o papel dos chatbots na relação com os clientes em Portugal, como também analisar o desenvolvimento dos chatbots enquanto ferramenta de apoio ao cliente, fazer um levantamento das suas vantagens e desvantagens, e verificar se é um método viável de comunicação com o cliente. Foram assim selecionados dois chatbots usados a nível nacional como objeto de estudo, um do setor público pertencente à empresa Eportugal, e outro de setor privado pertencente à Landing Jobs. Após terem sido selecionados dois bots como amostra de estudo, foi utilizado um estudo exploratório qualitativo, de modo a conseguir-se identificar tendências e realidades nesta investigação, tendo-se utilizado como técnicas de recolha de dados dois focus groups e uma entrevista, feita posteriormente uma análise a todos os dados retirados. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que os consumidores veem nesta ferramenta muito potencial e benefícios, mas acreditam que atualmente é apenas útil como uma ferramenta de primeiro contacto com o cliente, havendo ainda uma desconfiança por parte dos consumidores em relação a estas plataformas. Assim, estes preferem o atendimento humano para resolver temas mais importantes e de maior complexidade, recorrendo, no entanto, aos chatbots no que diz respeito a perguntas mais superficiais e de resposta fácil. Isto poderá levar a uma sobrecarga nas linhas de apoio ao cliente, que se irá traduzir em longas horas de espera para o consumidor, uma vez que os assistentes humanos não conseguem chegar a todos os clientes rapidamente. |
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O papel dos chatbots na relação com o cliente em PortugalChatbotsInteligência ArtificialComunicaçãoMarketing digitalApoio ao clienteAutomaçãoTecnologiaArtificial IntelligenceCommunicationDigital marketingCustomer careAutomationTechnologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA forte aposta nos campos da inteligência artificial já se faz notar na economia portuguesa, existindo um grande número de empresas que adotou ferramentas desta índole com o intuito de automatizar cada vez mais os seus processos internos e principalmente conseguirem estar sempre contactáveis com os seus clientes (F.Ferreira, 2023). Uma das principais plataformas que possibilita estes benefícios são os chatbots, sendo usados por muitas empresas como um canal de apoio ao cliente, e tornando-se cada vez mais essenciais na perspetiva do marketing e das vendas (Braz, 2020). Através desta investigação pretendeu-se não só averiguar qual o papel dos chatbots na relação com os clientes em Portugal, como também analisar o desenvolvimento dos chatbots enquanto ferramenta de apoio ao cliente, fazer um levantamento das suas vantagens e desvantagens, e verificar se é um método viável de comunicação com o cliente. Foram assim selecionados dois chatbots usados a nível nacional como objeto de estudo, um do setor público pertencente à empresa Eportugal, e outro de setor privado pertencente à Landing Jobs. Após terem sido selecionados dois bots como amostra de estudo, foi utilizado um estudo exploratório qualitativo, de modo a conseguir-se identificar tendências e realidades nesta investigação, tendo-se utilizado como técnicas de recolha de dados dois focus groups e uma entrevista, feita posteriormente uma análise a todos os dados retirados. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que os consumidores veem nesta ferramenta muito potencial e benefícios, mas acreditam que atualmente é apenas útil como uma ferramenta de primeiro contacto com o cliente, havendo ainda uma desconfiança por parte dos consumidores em relação a estas plataformas. Assim, estes preferem o atendimento humano para resolver temas mais importantes e de maior complexidade, recorrendo, no entanto, aos chatbots no que diz respeito a perguntas mais superficiais e de resposta fácil. Isto poderá levar a uma sobrecarga nas linhas de apoio ao cliente, que se irá traduzir em longas horas de espera para o consumidor, uma vez que os assistentes humanos não conseguem chegar a todos os clientes rapidamente.The increasing focus on artificial intelligence is already evident in the Portuguese economy, with many companies adopting tools of this nature in order to automate their internal processes and, above all, being able to always establish contact with their customers (F.Ferreira, 2023). One of the main platforms that enables these benefits are chatbots, which are used by many companies as a customer support channel, becoming increasingly important in the marketing and sales fields (Braz, 2020). The aim of this research was not only to find out what role chatbots play in customer relations in Portugal, but also to analyze the development of chatbots as a customer care tool, identify their advantages and disadvantages and check whether they are a viable method of communication with customers. Therefore, there were selected two chatbots used nationwide as the object of study, one from the public sector belonging to the company Eportugal, and the other from the private sector belonging to Landing Jobs. After selecting two bots as the study sample, a qualitative exploratory study was used to identify trends and realities in this research. Two focus groups and an interview were used as data collection techniques, followed by an analysis of all the data collected. According to the obtained results, it was observed that consumers see a lot of potential and benefits in this tool, however they believe that currently it is only useful as a first contact tool for customers, feeling a bit of distrust towards these platforms. Therefore, consumers prefer human service to resolve more important and complex issues, while resorting to chatbots for more superficial and easily answered questions. This could lead to an overload on customer service lines, which will translate into long waiting hours for the consumer, since human assistants can't reach all customers quickly.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaClérigo, António Filipe Stoca2024-03-08T16:40:49Z2024-02-192023-112024-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44191TID:203545400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:39:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:24.198139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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