Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paula Marisa Fortunato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução, Correia, Luís de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14295
Resumo: Este estudo tem por finalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identificação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3º ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no final do 3º ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.
id RCAP_f52a3128c9757a797e80f6e3e427e397
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leituraLeituraPesquisa quantitativaDificuldade de aprendizagemPortugalEste estudo tem por finalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identificação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3º ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no final do 3º ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.Fundação Carlos ChagasBiblioteca Digital do IPBVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula LouçãoCorreia, Luís de Miranda2017-06-06T10:02:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14295porVaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda (2017). Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura. Cadernos de Pesquisa. ISSN 0100-1574.0100-157410.1590/198053143856info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:10.409306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
spellingShingle Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
Vaz, Paula Marisa Fortunato
Leitura
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Portugal
title_short Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_full Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_fullStr Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_full_unstemmed Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_sort Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
author Vaz, Paula Marisa Fortunato
author_facet Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís de Miranda
author_role author
author2 Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís de Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Portugal
topic Leitura
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Portugal
description Este estudo tem por finalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identificação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3º ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no final do 3º ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06T10:02:40Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14295
url http://hdl.handle.net/10198/14295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda (2017). Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura. Cadernos de Pesquisa. ISSN 0100-1574.
0100-1574
10.1590/198053143856
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135288215207936