Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229 |
Resumo: | O presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning. |
id |
RCAP_f54543e0a8011424567bf3d6e583a206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básicoFormação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Docente generalistaObservaçãoPlanificaçãoO presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning.2013-05-27T15:03:39Z2013-05-27T00:00:00Z2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1229porCunha, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.300968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
title |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico Cunha, Mónica Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Observação Planificação |
title_short |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico |
author |
Cunha, Mónica |
author_facet |
Cunha, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Observação Planificação |
topic |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Observação Planificação |
description |
O presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-27T15:03:39Z 2013-05-27T00:00:00Z 2013-05-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620939137024 |