Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mónica
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229
Resumo: O presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning.
id RCAP_f54543e0a8011424567bf3d6e583a206
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básicoFormação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Docente generalistaObservaçãoPlanificaçãoO presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning.2013-05-27T15:03:39Z2013-05-27T00:00:00Z2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1229porCunha, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.300968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
title Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
Cunha, Mónica
Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Observação
Planificação
title_short Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
title_full Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
title_sort Continuidade educativa : estabelecer pontes entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
author Cunha, Mónica
author_facet Cunha, Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Observação
Planificação
topic Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Observação
Planificação
description O presente relatório pretende esclarecer as práticas educativas promovidas em contexto de Educação Pré-escolar, bem como do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório será o resultado do esforço promovido em prol da concretização do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do mesmo, poderão ser revistas as praticas promovidas pela estagiária nos dois contextos de investigação. A investigação, promovida durante este estudo exploratório, dará acesso à compreensão do papel do educador e do professor do 1º Ciclo, valorando sempre o seu grupo como prioridade na constituição das suas práticas. Para além do conteúdo teórico, fundamentado em diversos autores, podem ainda rever-se trabalhos práticos que ajudam a perceber como foi sendo desenrolado este processo de profissionalização. Desde materiais, das planificações, à estruturação da sala, todos estes elementos poderão propiciar uma maior autonomia na construção das práticas desenvolvidas. Com a construção deste elemento avaliativo, consegue entender-se as diferentes fases que uma estagiária percorreu até alcançar a profissão docente. Aqui será demonstrado um enquadramento teórico que sustenta a prática, mas acima de tudo será possível compreender a evolução de um profissional reflexivo e preocupado com a educação e com a melhoria das aprendizagens. This report aims to clarify the educational practices promoted in the context of pre-school education, as well as the 1st Primary School. This report is the result of organized effort towards the realization of the Masters in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Over the same may be revised practices promoted by an intern in both research settings. The research, sponsored during this exploratory study will provide access to understanding the role of the educator and teacher of the 1st Cycle, always valuing your group as a priority in the constitution of their practices. Beyond the theoretical content, based on various authors, may still revise up practical work to help understand how this was being unwound professionalization process. From materials, lesson plans, structuring the room, all these factors may provide greater autonomy in the construction of practices developed. With the construction of this evaluative element, able to understand the different stages that an intern took to reach the teaching profession. Here is shown a theoretical framework that underpins the practice, but above all it will be possible to understand the evolution of a reflective practitioner and concerned with education and the improvement of learning.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27T15:03:39Z
2013-05-27T00:00:00Z
2013-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620939137024