Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36151
Resumo: O presente relatório de estágio surge de um projeto com características de investigação-ação, implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Tendo em vista a recolha de dados para a investigação, foram aplicados dois inquéritos por questionário, no início e no final do projeto, foi realizada uma entrevista a um grupo de alunos da turma de estágio e ao longo do projeto procedeu-se à observação direta e participante, recorrendo a notas de campo e a fotografias como instrumentos de registo. Foram ainda recolhidos para análise os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto e os documentos da escola. De seguida, realizou-se a análise dos dados, utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os dados revelam que os alunos se envolveram em todas as atividades propostas, contribuindo para o desenvolvimento do projeto e para a construção de conhecimentos em diferentes áreas curriculares. O estudo demonstrou que os alunos compreendem o impacto das suas ações na vida do Outro e no planeta. O estudo permitiu verificar que é possível desenvolver práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, com recurso à estratégia do Kamishibai plurilingue, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável.
id RCAP_fe9a1d8248f34f39a940b3f52b952341
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEBDiversidade linguística e culturalEducação para o desenvolvimento sustentávelAbordagens pluraisO presente relatório de estágio surge de um projeto com características de investigação-ação, implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Tendo em vista a recolha de dados para a investigação, foram aplicados dois inquéritos por questionário, no início e no final do projeto, foi realizada uma entrevista a um grupo de alunos da turma de estágio e ao longo do projeto procedeu-se à observação direta e participante, recorrendo a notas de campo e a fotografias como instrumentos de registo. Foram ainda recolhidos para análise os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto e os documentos da escola. De seguida, realizou-se a análise dos dados, utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os dados revelam que os alunos se envolveram em todas as atividades propostas, contribuindo para o desenvolvimento do projeto e para a construção de conhecimentos em diferentes áreas curriculares. O estudo demonstrou que os alunos compreendem o impacto das suas ações na vida do Outro e no planeta. O estudo permitiu verificar que é possível desenvolver práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, com recurso à estratégia do Kamishibai plurilingue, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável.This internship report arises from a project with action-research characteristics, implemented in an elementary school class, with the objective of designing, developing and evaluating practices to raise awareness of linguistic and cultural diversity, in the light of an education for sustainable development. In order to collect data for the research, two questionnaire surveys were applied at the beginning and at the end of the project, an interview was conducted with a group of students from the internship class, and direct participant observation was carried out throughout the project, using field notes and photographs as recording instruments. The work done by the students during the project and the school documents were also collected for analysis. Then, data analysis was performed, using the content analysis technique. The data show that students were involved in all the proposed activities, contributing to the development of the project and to the construction of knowledge in different curricular areas. The study showed that the students understand the impact of their actions on the life of others and on the planet. The study showed that it is possible to develop practices to raise awareness of linguistic and cultural diversity, using the strategy of multilingual Kamishibai, in the light of an education for sustainable development.2023-01-31T15:04:53Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36151porFerreira, Daniela Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.642471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
title Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
spellingShingle Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
Ferreira, Daniela Duarte
Diversidade linguística e cultural
Educação para o desenvolvimento sustentável
Abordagens plurais
title_short Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
title_full Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
title_fullStr Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
title_full_unstemmed Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
title_sort Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
author Ferreira, Daniela Duarte
author_facet Ferreira, Daniela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística e cultural
Educação para o desenvolvimento sustentável
Abordagens plurais
topic Diversidade linguística e cultural
Educação para o desenvolvimento sustentável
Abordagens plurais
description O presente relatório de estágio surge de um projeto com características de investigação-ação, implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Tendo em vista a recolha de dados para a investigação, foram aplicados dois inquéritos por questionário, no início e no final do projeto, foi realizada uma entrevista a um grupo de alunos da turma de estágio e ao longo do projeto procedeu-se à observação direta e participante, recorrendo a notas de campo e a fotografias como instrumentos de registo. Foram ainda recolhidos para análise os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto e os documentos da escola. De seguida, realizou-se a análise dos dados, utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os dados revelam que os alunos se envolveram em todas as atividades propostas, contribuindo para o desenvolvimento do projeto e para a construção de conhecimentos em diferentes áreas curriculares. O estudo demonstrou que os alunos compreendem o impacto das suas ações na vida do Outro e no planeta. O estudo permitiu verificar que é possível desenvolver práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, com recurso à estratégia do Kamishibai plurilingue, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T00:00:00Z
2022-12-14
2023-01-31T15:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36151
url http://hdl.handle.net/10773/36151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725737074688