Professor bibliotecário : um facilitador de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Isabel Maria Morais Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1074
Resumo: A construção do conhecimento centrada no aluno exige da Escola uma adaptação e evolução constantes face à explosão informacional, para que possa ser um pólo dinamizador da construção do saber e da formação da personalidade ao longo da vida. Por seu lado, a biblioteca escolar, núcleo da escola, apresenta-se hoje como um centro de recursos informacionais e parte integrante no processo de ensino-aprendizagem, passando a ser responsável, em grande medida, pela promoção e desenvolvimento das competências de leitura e literacia, que permitirão aos alunos a integração efectiva e profícua na Sociedade do Conhecimento. O trabalho colaborativo apresenta-se nos novos paradigmas educacionais como promotor de mudança na escola, fomentando práticas educativas inovadoras, tornando-se factor de desenvolvimento profissional e de construção de comunidades de aprendizagem. Deste modo, o professor bibliotecário, como catalisador da mudança na escola, deve encetar práticas colaborativas com os docentes, desenvolvendo programas de promoção de competências para o uso da informação, de acordo com os objectivos curriculares. A nossa problemática centra-se, assim, no modo como os docentes da amostra perspectivam a biblioteca escolar nas suas práticas pedagógicas e em compreender de que forma o trabalho colaborativo pode potenciar a integração dos recursos no currículo, no sentido de desenvolver as competências de leitura e literacia dos alunos. Com este estudo de caso em investigação-acção, dinamizámos um conjunto de acções com a finalidade de fomentar acções colaborativas entre os docentes e o professor bibliotecário, centradas na utilização de recursos tecnológicos. Utilizámos dois tipos de instrumentos de recolha de dados: o iv inquérito por questionário, aplicado em dois momentos, e a entrevista semidirectiva a três docentes. A partir dos dados do primeiro inquérito por questionário pudemos constatar a inexistência de uma cultura de trabalho colaborativo e perspectivar a nossa intervenção. Os dados do segundo inquérito e as entrevistas permitiram verificar que na escola em estudo os docentes foram receptivos ao desenvolvimento de práticas colaborativas e que há condições para aprofundar e desenvolver essa cultura.
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Deste modo, o professor bibliotecário, como catalisador da mudança na escola, deve encetar práticas colaborativas com os docentes, desenvolvendo programas de promoção de competências para o uso da informação, de acordo com os objectivos curriculares. A nossa problemática centra-se, assim, no modo como os docentes da amostra perspectivam a biblioteca escolar nas suas práticas pedagógicas e em compreender de que forma o trabalho colaborativo pode potenciar a integração dos recursos no currículo, no sentido de desenvolver as competências de leitura e literacia dos alunos. Com este estudo de caso em investigação-acção, dinamizámos um conjunto de acções com a finalidade de fomentar acções colaborativas entre os docentes e o professor bibliotecário, centradas na utilização de recursos tecnológicos. Utilizámos dois tipos de instrumentos de recolha de dados: o iv inquérito por questionário, aplicado em dois momentos, e a entrevista semidirectiva a três docentes. A partir dos dados do primeiro inquérito por questionário pudemos constatar a inexistência de uma cultura de trabalho colaborativo e perspectivar a nossa intervenção. Os dados do segundo inquérito e as entrevistas permitiram verificar que na escola em estudo os docentes foram receptivos ao desenvolvimento de práticas colaborativas e que há condições para aprofundar e desenvolver essa cultura.The building of a pupil centred knowledge demands from the school a constant adaptation and evolution due to the information boom. So, the first can become a driving force in the lifelong learning process for knowledge construction and personality formation. On one hand, the school library, the school nucleus, presents itself as an information resource centre and an integrating part in the teaching-learning process, being thus the main responsible for the promotion and development of reading and literacy competencies which will allow students a more effective and full integration in the Knowledge Society. In the most recent educational paradigms, collaborative work is considered a major promoter of change in school by encouraging innovating teaching practices, hence becoming a factor for educational development and the building of learning communities. Therefore, the library teacher, as a catalyst for change in school, should carry out collaborative practices with teachers by developing competence promotion programs for the use of information, according to curriculum aims. Our main concern is focused not only in the way the teachers in the sample face the school library in what concerns their teaching practices, but also in our understanding of how collaborative work can foster the integration of library resources in the curriculum in order to develop the students’ reading and literacy competences. With this case study in investigation-action, we carried out a number of actions with the purpose of promoting collaborative practices between the teachers and the library teacher centred on the use of technology. We made use of two types of data collection instruments in our study: the questionnaires, distributed in two different moments, and the semi-directive interview conducted to three teachers. vi Based on the data collected from the first questionnaires, we became aware of the absence of a collaborative work culture and planed our future intervention in this area. The data of both the second questionnaire and the interviews enabled us to realize that, in the school we studied, the teachers were receptive to the development of collaborative practices and that there are conditions to promote and develop this culture.2010-12-13T10:23:18Z2013-05-20T14:03:32Z2010-10-01T00:00:00Z2010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1074porBarroso, Isabel Maria Morais Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:36Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.186197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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