Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5088 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções. |
id |
RCAP_f70a1faf34e56fc72047c462fe8ad194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemáticaAgressividadeCriançasEscolaIntervençãoMudança de comportamentoO objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções.The aim of this study was to summarize the evidence on the aggressive behavior modification in schools of children aged between six and 13 years. A systematic review of original articles was held in the database B-on, from the year 2009 until the date of the survey (22/09/2014). With this systematic review was concluded that there are no published research on the B-on database with the keywords chosen to report empirical change interventions of aggressive behavior in schools, children aged six and 13 years. Of the 15 articles that presented in their programs investigations, 10 of them reported targeted interventions for the prevention behaviors of students / children / young people and only five had remediativos programs behavior. Since, most of these programs had as objective work families, the school, teachers and the community, allowing little time for individual intervention. The studies report that at a general level, all programs found in the reported investigations showed positive results of their activities.2015-10-05T10:48:39Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5088porMarcelo, Andreia Sofia de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:07.476172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
title |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho Agressividade Crianças Escola Intervenção Mudança de comportamento |
title_short |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
title_full |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
title_sort |
Modificação de comportamentos agressivos na escola: uma revisão sistemática |
author |
Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho |
author_facet |
Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Andreia Sofia de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agressividade Crianças Escola Intervenção Mudança de comportamento |
topic |
Agressividade Crianças Escola Intervenção Mudança de comportamento |
description |
O objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a modificação do comportamento agressivo em contexto escolar de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Foi realizada uma revisão sistemática de artigos originais na base de dados B-on, desde o ano de 2009 até à data da pesquisa (22/09/2014). Com esta revisão sistemática foi possível concluir que não existem investigações publicadas na base de dados B-on, com as palavras-chave escolhidas, que relatem intervenções empíricas para a mudança do comportamento agressivo, em contexto escolar, de crianças com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos. Dos 15 artigos que apresentaram nas suas investigações programas, 10 deles relataram intervenções direcionadas para a prevenção de comportamentos de alunos/crianças/jovens e apenas cinco apresentaram programas remediativos do comportamento. Sendo que, a maioria destes programas tinham como objetivos trabalhar as famílias, a escola, os professores e a comunidade, reservando pouco tempo para a intervenção individual. Os resultados dos estudos referem que, a nível geral, todos os programas encontrados nas investigações reportadas, apresentaram resultados positivos das suas intervenções. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05T10:48:39Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5088 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137095275511808 |