Ser ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, I.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, D., Jarego, M., Lopes, K., Rodrigues, D., Abrantes, L., Boloca, A., Carvalho, B., Diogo, M., Grosso, C., Massa, M. F., Mateus, R., Pereira, R. F., Pina, S., Pinheiro, G. G., Pinto, R., Rilho, A., Timóteo, M. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17150
Resumo: Com este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas.
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