Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nilce de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3097
Resumo: A escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia.
id RCAP_f773b7015b925f74cbcf0e07755ab8c7
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógicaAprendizagemInovação pedagógicaEducação matemáticaEtnografiaLearningPedagogical innovationEducation mathematicsEthnographyCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia.The school is currently undergoing several changes, each day is more difficult to retain the attention of the student in the classroom, and that dissatisfaction with mathematics is still present in school life. The factory paradigm still prevails in today's education. However, pedagogical innovation arises to encourage innovative ideas and behaviors, which may contribute to changes in pedagogical practices, with the challenge of making the student more independent and participatory in the construction of his own learning. Based on the present school complaint of learning difficulties in mathematics, by a good part of the students, this research appeared. The intuition was to search through the ethnographic in education, if the pedagogical practices of the mathematical education project carried out in the Cebrapi-Piauí College, would characterize pedagogical innovation. Some attempts at changes in the field of mathematics education already appear through the use of constructivism, meaningful and collaborative learning. In conclusion, pedagogical innovation is something necessary for the students' learning process in the development of mathematical concepts, which are constructed throughout their experience and mathematical experiences used in their daily lives.Correia, Fernando Luís de SousaAlves, Francisco Régis VieiraDigitUMaLima, Nilce de Oliveira2021-02-02T22:08:40Z2020-07-16T00:00:00Z2020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3097202581659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:56.952611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
title Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
spellingShingle Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
Lima, Nilce de Oliveira
Aprendizagem
Inovação pedagógica
Educação matemática
Etnografia
Learning
Pedagogical innovation
Education mathematics
Ethnography
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
title_full Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
title_fullStr Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
title_full_unstemmed Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
title_sort Educação matemática: uma possibilidade de inovação pedagógica
author Lima, Nilce de Oliveira
author_facet Lima, Nilce de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
Alves, Francisco Régis Vieira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Nilce de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Inovação pedagógica
Educação matemática
Etnografia
Learning
Pedagogical innovation
Education mathematics
Ethnography
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Inovação pedagógica
Educação matemática
Etnografia
Learning
Pedagogical innovation
Education mathematics
Ethnography
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A escola está passando por diversas mudanças, a cada dia está mais difícil conseguir reter atenção do aluno em sala de aula; além de que a insatisfação com a matemática continua presente na vida escolar. O paradigma fabril ainda prevalece na educação atual. Embora, surjam inovações pedagógicas para incentivar ideias e comportamentos diferenciados, que contribuem para mudanças nas práticas pedagógicas, tendo como desafio tornar o aluno mais independente e participativo na construção da sua própria aprendizagem. Com base nas constantes queixas escolares das dificuldades de aprendizagem na matemática, por boa parte dos alunos, surgiu o interesse nesta pesquisa. O intuito foi buscar, através da etnográfica na educação, se as práticas pedagógicas do projeto de educação matemática realizadas no Colégio Cebrapi-Piauí, caracterizariam inovação pedagógica. Algumas tentativas de mudanças, no campo da educação matemática, já aparecem através da utilização do construtivismo, aprendizagem significativa e colaborativa. Concluindo-se que, a inovação pedagógica é algo necessário para o processo de aprendizagem dos alunos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos, que são construídos ao longo da sua vivência e experiências matemáticas utilizadas no seu dia-a-dia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T00:00:00Z
2020-07-16T00:00:00Z
2021-02-02T22:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3097
202581659
url http://hdl.handle.net/10400.13/3097
identifier_str_mv 202581659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930525573120