Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25150 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional. |
id |
RCAP_f84983d20ce2b4f53be070d70e9535a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro CorreiaMetodologia de investigação-açãoCriançaIdentidade profissionalPrática supervisionadaAction Research MethodologyChildProfessional identitySupervised practiceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional.This internship report presents a set of learning and practices developed during supervised educational practice, experienced in the contexts of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education in a reflexive and critical perspective in relation to the performance and construction of the identity of an education professional with a double profile. Throughout the course of initial training praxis was based on theoretical and legal references, the construction of knowledge of practice, through the particularities of educational contexts and children, predicting their development at the global level. In this document it is realized that throughout the Supervised Educational Practice the child/student was placed at the center of learning, being she/and an active individual in the construction of their knowledge, as in valuing their knowledge, interests and needs, providing a coherent and integrative practice. Also in this follow-up, the Action Research Methodology, in its cyclical process of observation-planning-action-evaluation, made it possible to transform and improve educational practice, as well as make the future education professional more observant, reflective and critical, developing skills that provide growth both at the personal and professional levels.Teixeira, Maria Cândida MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Margarida Adelaide Ribeiro2024-03-11T16:27:26Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:31.073610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
title |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia Correia, Margarida Adelaide Ribeiro Metodologia de investigação-ação Criança Identidade profissional Prática supervisionada Action Research Methodology Child Professional identity Supervised practice Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
title_full |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
title_sort |
Relatório de Estágio de Margarida Adelaide Ribeiro Correia |
author |
Correia, Margarida Adelaide Ribeiro |
author_facet |
Correia, Margarida Adelaide Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Cândida Mota Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Férias, Ana Rita Moutinho Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Margarida Adelaide Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de investigação-ação Criança Identidade profissional Prática supervisionada Action Research Methodology Child Professional identity Supervised practice Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Metodologia de investigação-ação Criança Identidade profissional Prática supervisionada Action Research Methodology Child Professional identity Supervised practice Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, durante a Prática Educativa Supervisionada, experienciada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica em relação ao desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Ao longo de todo o percurso de formação inicial a práxis alicerçou-se nos referentes teóricos e legais, da construção de saberes da prática, através das particularidades dos contextos educativos e das crianças, prevendo o seu desenvolvimento a nível global. Neste documento dá-se conta que ao longo da Prática Educativa Supervisionada a criança/o aluno foi colocada/o no centro da aprendizagem, sendo ela/e um indivíduo ativo na construção do seu conhecimento, como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, proporcionando uma prática coerente e integradora. Ainda neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, possibilitou transformar e melhorar a prática educativa, tal como tornar a futura profissional de educação mais observadora, reflexiva e crítica, desenvolvendo competências que proporciona um crescimento tanto a nível pessoal como profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2024-03-11T16:27:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138180918673408 |