Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8377
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_f86691a3b0ff96d017099c1504e7e2ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuaisEnsino artísticoProjectos educativosAprendizagem escolarRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida no Instituto Ciências Educativas, numa turma do 12º ano de escolaridade. No contexto da sociedade atual, em constante mudança, esta reflexão concorda na premente utilização de ambientes de aprendizagem adequados à aquisição e uso de novas competências que promovam a flexibilidade e autorreflexão dos alunos. A problemática escolhida, uma aprendizagem mediada por projetos, é um modelo de aprendizagem emergente que contribui para o pleno desenvolvimento dos alunos e para a plena integração na sociedade do século XXI. Na atualidade, a relação dos alunos com as novas tecnologias remete-os, normalmente, para o papel de um utilizador que usufrui de um produto já acabado, sem ter a oportunidade de construir ou de produzir as suas próprias soluções. Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais motivante para os alunos, propusemos como projeto didático a criação de um vídeo com utilização da técnica de animação stop motion. A prática de ensino realizada no Instituto Ciências Educativas aponta para novas abordagens no papel do professor e dos alunos, contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento divergente, estimula a capacidade de refletir, de se expressar com clareza, de solucionar problemas e tomar decisões, suportando uma aprendizagem mais eficaz e motivadora.This report, produced within the scope of the Masters degree in Art Education refers to the supervised teaching internship carried out with a 12th grade class at Instituto Ciências Educativas. In the permanently changing context of contemporary society, this reflection agrees with the use of learning environments adequate to the acquisition e use of new skills that promote the flexibility e the self-reflection for the student. The chosen theme for this work, a project-mediated learning, it’s an upcoming learning method that concurs for the full development of students e for a complete integration in the 21st century society. In the present day, the student relationship with new technologies is usually one that puts him in the role of the user of a finished product, without the capability of building or assembling their own solutions. With the purpose of making all this process more motivating to the students, we proposed a video-filming project using the stop-motion animation technique. The teaching experience achieved at Instituto Ciências Educativas points to new approaches to the roles of teacher and students, concurs to the development of autonomy and divergent thinking, stimulates the ability of reflection, of clear self-expression, of finding new solutions and taking responsibilities, supporting a more efficient and motivating learning.Silva, João Castro, 1966-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Joana Ferreira, 1983-2013-04-24T15:00:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/8377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:56.529766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
title Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
spellingShingle Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
Ensino artístico
Projectos educativos
Aprendizagem escolar
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
title_full Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
title_fullStr Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
title_full_unstemmed Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
title_sort Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
author Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
author_facet Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Castro, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico
Projectos educativos
Aprendizagem escolar
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino artístico
Projectos educativos
Aprendizagem escolar
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-24T15:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8377
url http://hdl.handle.net/10451/8377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222487650304