Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38480
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais a Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_f92bdcdcfb990b3dbbd984eb873c3f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalhoTecnologias digitaisLiteracia digitalTrabalhos de projeto de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais a Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O projeto que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação na área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais e tem como propósito identificar as necessidades formativas no domínio da literacia digital por parte dos não docentes da Universidade de Lisboa, com o intuito de desenvolver um plano de formação que vise promover o desenvolvimento de competências nesse domínio. A realização deste projeto integrou-se no contexto profissional do Núcleo de Formação e Avaliação do Departamento de Recursos Humanos dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa, do qual faço parte. Para aferir as necessidades formativas distribuiu-se um questionário aos funcionários não docentes da ULisboa no final do ano 2017. Com base no diagnóstico de necessidades formativas, elaborou-se um plano de formação com o propósito de realizar ações de curta duração que promovam o desenvolvimento de competências de literacia digital, nomeadamente nos domínios identificados como sendo necessários nas práticas profissionais dos funcionários não docentes da ULisboa. Os resultados revelam que os não docentes gostariam de adquirir, aprofundar e atualizar conhecimentos no domínio da literacia digital, desenvolvendo competências que se enquadrem adequadamente nas suas funções profissionais, nomeadamente nos domínios da produção e da informação. Neste sentido planificaram-se ações de formação de curta duração para serem realizadas em contexto de trabalho, sendo estruturadas de acordo com a estratégia seguida no âmbito do projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA).The project being presented comes within the Master of Education programme in the Education and Digital Technologies speciality and which purpose is to identify training needs in the non-teaching staff at Lisbon's University . The realization of this project was integrated in the professional context of the Training and Evaluation Center of the Department of Human Resources in the Central Services of the University of Lisbon, of which I am a member. To assess the training needs, a questionnaire was distributed to non-teaching employees of ULisbon at the end of 2017. Based on the diagnosis of training needs, a training plan was developed with the purpose of carrying out short-term actions that promote the development of digital literacy skills, particularly in the areas identified as being necessary in the professional practices of non-teaching employees of ULisbon. The results show that non-teaching staff would like to acquire, deepen and update knowledge in the field of digital literacy by developing competences that fit appropriately their professional functions, particularly in the fields of production and information. In this sense, short-term training actions were planned to be carried out in the work context, structured according to the strategy followed within the Digital Adult Literacy (LIDIA) project.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-2019-06-05T14:29:31Z20182018-10-122018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38480TID:202200760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:51:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:51:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
title Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
spellingShingle Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
Ferreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-
Tecnologias digitais
Literacia digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
title_full Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
title_fullStr Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
title_full_unstemmed Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
title_sort Formação no domínio da literacia digital em contexto de trabalho
author Ferreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-
author_facet Ferreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sandra Luísa Oliveira do Nascimento, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Literacia digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias digitais
Literacia digital
Trabalhos de projeto de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais a Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-12
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-05T14:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38480
TID:202200760
url http://hdl.handle.net/10451/38480
identifier_str_mv TID:202200760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549047000465408