Otimização e balanceamento do processo produtivo de duas gamas de produtos na Polisport Plásticos SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gonçalo Matias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32176
Resumo: O presente projeto teve como base a melhoria na eficiência das linhas de montagem de porta-bebés. Para tal, foi realizada uma análise de Pareto dos vários modelos produzidos e dos clientes a estes associados, classificando-os nas classes A, B e C, permitindo assim compreender o turnover que estes constituem para a empresa, e por fim selecionar os dois mais relevantes. Foi assim elaborado o mapeamento das suas cadeias de valor (Value Stream Mapping), através de reuniões com os responsáveis das várias partes envolvidas nestas, e definidas as oportunidades de melhoria nas várias fases desta cadeia. Relativamente ao processo produtivo, no qual incidiu o presente projeto, foi primeiramente realizado um estudo de tempos, permitindo compreender a alocação de tarefas aos vários postos de trabalho. Tendo-se detetado um desequilíbrio na carga de trabalho, foi realizado o diagrama de precedências das suas sequências operatórias. Dada a vasta gama de produtos assemblados nestas linhas, surge a necessidade de manter o seu layout, o número de postos de trabalho e a localização de máquinas de auxílio à montagem. Com isto, foi realizado o balanceamento das tarefas necessárias ao processo de montagem, adotando a heurística Ranked Positional Weight (RPW). Através desta metodologia foi possível obter uma carga de trabalho mais equilibrada, uma diminuição do tempo de ciclo associado, um menor tempo de inatividade por posto de trabalho e consequente diminuição do throughput time associado ao processo de montagem dos modelos analisados. Ainda no decorrer do período de estágio, foi implementada a nova alocação de tarefas aos diferentes postos de trabalho, atingindo-se um incremento na eficiência da linha de montagem superior a 30% e uma diminuição da inatividade a esta associada também superior a 30%, resultando em ganhos monetários de cerca de vinte mil euros. Através de uma reunião com os responsáveis dos vários setores da cadeia de valor, foi definido o estado futuro pretendido, contabilizando não só as oportunidades previamente discutidas, como ainda as conclusões atingidas no decorrer desta reunião.
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Relativamente ao processo produtivo, no qual incidiu o presente projeto, foi primeiramente realizado um estudo de tempos, permitindo compreender a alocação de tarefas aos vários postos de trabalho. Tendo-se detetado um desequilíbrio na carga de trabalho, foi realizado o diagrama de precedências das suas sequências operatórias. Dada a vasta gama de produtos assemblados nestas linhas, surge a necessidade de manter o seu layout, o número de postos de trabalho e a localização de máquinas de auxílio à montagem. Com isto, foi realizado o balanceamento das tarefas necessárias ao processo de montagem, adotando a heurística Ranked Positional Weight (RPW). Através desta metodologia foi possível obter uma carga de trabalho mais equilibrada, uma diminuição do tempo de ciclo associado, um menor tempo de inatividade por posto de trabalho e consequente diminuição do throughput time associado ao processo de montagem dos modelos analisados. Ainda no decorrer do período de estágio, foi implementada a nova alocação de tarefas aos diferentes postos de trabalho, atingindo-se um incremento na eficiência da linha de montagem superior a 30% e uma diminuição da inatividade a esta associada também superior a 30%, resultando em ganhos monetários de cerca de vinte mil euros. Através de uma reunião com os responsáveis dos vários setores da cadeia de valor, foi definido o estado futuro pretendido, contabilizando não só as oportunidades previamente discutidas, como ainda as conclusões atingidas no decorrer desta reunião.This project was based on improving the efficiency of the baby carrier assembly lines. For this, a Pareto analysis of the various models produced and the customers associated with them was performed, classifying them in classes A, B and C, thus allowing to understand the turnover that these represent to the company, and finally select the two most relevant. It was thus drawn their value stream mapping, through meetings with those responsible for the various stages of the value stream, and defined the opportunities for improvement in the each stage of their chain. The present project was focused on the production process, for which a time study was firstly performed, to understand the allocation of tasks to the various work stations. Having detected an unbalanced allocation of the workload, a precedence diagram of its operational sequences was performed. Given the wide range of products assembled on these lines, there is a need to maintain their layout, the number of workstations and the location of assembly supporting machines. With this, the balancing of the tasks necessary for the assembly process was performed, adopting the heuristic Ranked Positional Weight (RPW). Through this methodology, it was possible to obtain a more balanced workload, a decrease in the associated cycle time, a decrease in each work station idle time and a consequent decrease in the throughput time associated with the assembly process of the analysed models. Also during the internship period, the new allocation of tasks to the different workstations was implemented, achieving an increase in the efficiency of the assembly line of over 30% and a decrease in the activity associated with it of over 30%, resulting in monetary gains of around twenty thousand euros. Through a meeting with the people responsible for the various sectors of the value chain, the desired future state was defined, accounting not only for the opportunities previously discussed, but also the conclusions reached during this meeting.2021-09-23T09:16:04Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32176porSoares, Gonçalo Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:13Zoai:ria.ua.pt:10773/32176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:59.015639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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