Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93462
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_fb09dbad6510c948833e7f21b6cd777f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN THE EDUCATIONAL CENTER OF OLIVAIS BY THE GROUP B3 - COMPUTER REPAIR INSTALLER, IN THE LEADING YEAR OF 2018/2019Educação FísicaReflexãoProcesso de Ensino-AprendizagemResponsabilidade Pessoal e SocialTeacher TrainingPhysical EducationEstágio PedagógicoReflectionTeaching-learning processPersonal and social responsibilityRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico surge como o culminar de um ciclo de estudos, proporcionando ao estagiário a experiência de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica em contexto real, sendo uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Deste modo, surge o presente Relatório de Estágio que apresenta e descreve o trabalho desenvolvido, as atividades realizadas e as aprendizagens adquiridas provenientes do contato com a prática pedagógica com a turma B3 – Instalador Reparador de Computadores, do Centro Educativo dos Olivais, no ano letivo 2018/2019. Assim, este documento procura descrever, debater e refletir de uma forma crítica, construtiva e sustentada, o percurso desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. No âmbito do estágio pedagógico, as vivências profissionais e pessoais permitiram compreender as variáveis associadas ao processo de ensino-aprendizagem e realizar tomadas de decisão coerentes. Partindo do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos, foi possível desenvolver algumas capacidades como a autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas características individuais de cada indivíduo. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, ao longo do documento encontraremos três capítulos referentes à contextualização da prática, à prática pedagógica e ao aprofundamento do tema-problema.The Teacher Training emerges as the culmination of a cycle of studies, providing the trainee with the experience of developing and applying the knowledge acquired during his academic training in a real context, being a conclusive stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary School of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Thus, the present Teacher Training presents and describes all the work developed, the activities carried out and the learning acquired from the contact with the pedagogical practice with the group B3 - Computer Repair Installer, of the Olivais Educational Center, in the year 2018/2019. Thus, this document seeks to describe, debate and reflect in a critical, constructive and sustained way, the entire course developed throughout the Pedagogical Stage. In the context of the pedagogical stage, the professional and personal experiences allowed to understand the variables associated with the teaching-learning process and to make coherent decision-making. From the planning, analysis and control of pedagogical processes, it was possible to develop some capacities such as autonomy, cooperation, leadership, adaptation, critical reflection and respect for the individual characteristics of each individual. The variety of situations and problems associated with educational practice makes the professional teaching process somewhat complex, due to the need to manage and operationalize a set of activities in favor of the school community and in particular the student. In this context, throughout the document we will find three chapters concerning the contextualization of practice, pedagogical practice and the deepening of the problem theme.2019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93462http://hdl.handle.net/10316/93462TID:202673723porRibeiro, Tânia Sofia Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.509024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN THE EDUCATIONAL CENTER OF OLIVAIS BY THE GROUP B3 - COMPUTER REPAIR INSTALLER, IN THE LEADING YEAR OF 2018/2019
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
Educação Física
Reflexão
Processo de Ensino-Aprendizagem
Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
Estágio Pedagógico
Reflection
Teaching-learning process
Personal and social responsibility
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – instalador reparador de computadores no ano letivo de 2018/2019
author Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
author_facet Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tânia Sofia Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Reflexão
Processo de Ensino-Aprendizagem
Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
Estágio Pedagógico
Reflection
Teaching-learning process
Personal and social responsibility
topic Educação Física
Reflexão
Processo de Ensino-Aprendizagem
Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
Estágio Pedagógico
Reflection
Teaching-learning process
Personal and social responsibility
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93462
http://hdl.handle.net/10316/93462
TID:202673723
url http://hdl.handle.net/10316/93462
identifier_str_mv TID:202673723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019890184192