Marketing preditivo : exemplo de uma campanha de crédito pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/28325 |
Resumo: | Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence |
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Marketing preditivo : exemplo de uma campanha de crédito pessoalCrédito AgrícolaSetor BancárioData MiningMarketingConfiançaFidelizaçãoVenda CruzadaSatisfação do ClienteProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceConsiderando o ambiente atual de competitividade em quase todos os setores da nossa sociedade de consumo, a importância do Marketing como um dos fatores de sucesso de um negócio tem vindo a aumentar. As alterações que tiveram lugar nos últimos anos no setor bancário ao nível concorrencial, legal, tecnológico e até comportamental por parte dos consumidores fazem do Data Mining obrigatório. Este é, hoje em dia, essencial para ganhar vantagem competitiva no mundo dos negócios e para ganhar conhecimento entre yottabytes de dados disponíveis. Especialmente considerando que os clientes bancários estão mais informados, mais exigente nos serviços e, sobretudo, mais cientes dos seus direitos e das suas reais necessidades financeiras. Assim importa cada vez mais realizar comunicações relevantes e oportunas. Este projeto consistiu na criação e desenvolvimento de um modelo preditivo, com base em dados reais de uma campanha, por forma a tentar prever quais os clientes com maior probabilidade em aceitar uma outra similar. Para identificar o melhor modelo, comparou-se diversas famílias de algoritmos. O objetivo prende-se com a comparação dos resultados obtidos pelo método de previsão com os reais e verificar se existe espaço para melhoria dos processos existentes. A correta identificação dos clientes com maior probabilidade de contratação do produto permite aumentar a satisfação do cliente, pela oferta de um produto relevante para o mesmo no momento oportuno e minimizar o custo da campanha, ao mesmo tempo que maximiza a taxa de concretização.Henriques, Roberto André PereiraCasqueiro, Patrícia Xufre Gonçalves da SilvaRUNGil, Nuno Ricardo de Araújo2019-01-08T01:30:36Z2018-01-082018-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/28325TID:201811090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:41:49ZPortal AgregadorONG |
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