Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22751 |
Resumo: | Baseado em dissertação de mestrado recentemente defendida, este artigo tem como objetivo buscar compreensões acerca das concepções dos professores formadores de professores de Matemática em cursos universitários que, no Brasil, são chamados “Licenciaturas em Matemática”. Desenvolvido segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa de inspiração fenomenológica, foram entrevistados nove professores que lecionam nas Licenciaturas em Matemática de três instituições públicas de ensino do Estado do Maranhão (Brasil). As respostas dos participantes foram separadas em unidades de significado e a partir destas foram formados grupos de significado. O discurso fragmentado dos participantes foi transformado em um discurso pleno que permitiu a percepção de uma doutrina que rege a prática educativa dos professores-formadores. Junto a essa doutrina, seguem esboçados alguns subsídios para que os atores no processo de formação de futuros professores de Matemática possam refletir sobre os “regimes de verdade” presentes nas Licenciaturas. |
id |
RCAP_fb5b6d0ead6be482259b361e613de6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22751 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinárioConcepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinárioArtigosBaseado em dissertação de mestrado recentemente defendida, este artigo tem como objetivo buscar compreensões acerca das concepções dos professores formadores de professores de Matemática em cursos universitários que, no Brasil, são chamados “Licenciaturas em Matemática”. Desenvolvido segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa de inspiração fenomenológica, foram entrevistados nove professores que lecionam nas Licenciaturas em Matemática de três instituições públicas de ensino do Estado do Maranhão (Brasil). As respostas dos participantes foram separadas em unidades de significado e a partir destas foram formados grupos de significado. O discurso fragmentado dos participantes foi transformado em um discurso pleno que permitiu a percepção de uma doutrina que rege a prática educativa dos professores-formadores. Junto a essa doutrina, seguem esboçados alguns subsídios para que os atores no processo de formação de futuros professores de Matemática possam refletir sobre os “regimes de verdade” presentes nas Licenciaturas.This research has as its main goal to investigate teachers’ understandings about mathematics, its teaching and learning process. In a methodological point of view, it is developed under a qualitative approach phenomenologically inspired. Data were collected from nine professors from three public institutions in the state of Maranhão (Brazil). These professors teach mathematics in courses which have as its main purpose the preparation of future mathematics teachers. Their discourses were analysed by what we call “unities of meaning” from which “groups of meaning” were built. The professors’ naive discourses establish a doctrine – a body of principles – which directs their daily practice. This doctrine calls for a counter-doctrine which is, finally, presented and discussed in its general terms.APM - Associação de Professores de Matemática2002-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22751por2183-28380872-3915Garnica, António Vicente MarafiotiFernandes, Dea Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:15.724264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
title |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
spellingShingle |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário Garnica, António Vicente Marafioti Artigos |
title_short |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
title_full |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
title_fullStr |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
title_sort |
Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário |
author |
Garnica, António Vicente Marafioti |
author_facet |
Garnica, António Vicente Marafioti Fernandes, Dea Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Dea Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garnica, António Vicente Marafioti Fernandes, Dea Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Baseado em dissertação de mestrado recentemente defendida, este artigo tem como objetivo buscar compreensões acerca das concepções dos professores formadores de professores de Matemática em cursos universitários que, no Brasil, são chamados “Licenciaturas em Matemática”. Desenvolvido segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa de inspiração fenomenológica, foram entrevistados nove professores que lecionam nas Licenciaturas em Matemática de três instituições públicas de ensino do Estado do Maranhão (Brasil). As respostas dos participantes foram separadas em unidades de significado e a partir destas foram formados grupos de significado. O discurso fragmentado dos participantes foi transformado em um discurso pleno que permitiu a percepção de uma doutrina que rege a prática educativa dos professores-formadores. Junto a essa doutrina, seguem esboçados alguns subsídios para que os atores no processo de formação de futuros professores de Matemática possam refletir sobre os “regimes de verdade” presentes nas Licenciaturas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22751 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477967179776 |