Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28723 |
Resumo: | Este estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire. |
id |
RCAP_fbef94ddea17bff3dacb16d432641c63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantilEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoLiteratura InfantilEducação para a cidadaniaPre-school education1st cycle of basic educationChildren's literatureEducation for citizenshipEste estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire.Universidade de Évora2021-01-19T21:21:26Z2021-01-192020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28723http://hdl.handle.net/10174/28723TID:202578372porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoclaudiaamricardo@hotmail.com672Ricardo, Cláudia Alexandra Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:41.057739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil Ricardo, Cláudia Alexandra Martins Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Literatura Infantil Educação para a cidadania Pre-school education 1st cycle of basic education Children's literature Education for citizenship |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil |
author |
Ricardo, Cláudia Alexandra Martins |
author_facet |
Ricardo, Cláudia Alexandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Cláudia Alexandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Literatura Infantil Educação para a cidadania Pre-school education 1st cycle of basic education Children's literature Education for citizenship |
topic |
Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Literatura Infantil Educação para a cidadania Pre-school education 1st cycle of basic education Children's literature Education for citizenship |
description |
Este estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z 2021-01-19T21:21:26Z 2021-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28723 http://hdl.handle.net/10174/28723 TID:202578372 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28723 |
identifier_str_mv |
TID:202578372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação claudiaamricardo@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136668339404800 |