Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593 |
Resumo: | Portugal foi um dos muitos países gravemente afetado pela pandemia Covid-19, com consequências inequívocas tanto quanto à saúde da população como quanto à sua economia nacional, dadas as restrições impostas pelo governo com o objetivo de minimizar a propagação da mesma. Desta forma, esta pandemia fez surgir uma nova realidade no quotidiano de todos os consumidores que deve ser analisada tendo em conta a forte restruturação dos seus hábitos de consumo e suas necessidades emergentes, que, inevitavelmente, fortaleceram a procura por alguns comércios e enfraqueceram outros.O presente artigo aprofunda a readaptação do comportamento do consumidor relativamente ao comércio local, interpretando a valorização do mesmo em consequência do surgimento do vírus Sars-Cov-2 e dos sentimentos e reações de medo, incerteza e pânico, através de uma metodologia quantitativa, cuja aplicação de um questionário a 323 residentes em Portugal cuja idade fosse superior a dezoito anos. Os resultados revelam que os inquiridos consideram de uma forma geral que os seus hábitos de consumo foram alterados em consequência da crise pandémica e que alguns desses hábitos de consumo refletem uma menor utilização das grandes superfícies como meio preferencial para aquisição e compra de produtos e bens essenciais em prol do comércio local. Foi ainda possível concluir que os consumidores mais novos, residentes nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo e com ensino superior tiveram mais propensão para alterarem os seus hábitos de consumo, enquanto os consumidores com agregados familiares de maior dimensão denotaram uma menor tendência para a alteração dos seus hábitos de consumo. |
id |
RCAP_fc237fc16ad63a82de12f1ec300da81c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19Comércio Local; Comércio Tradicional; Empreendedorismo; Comportamento do Consumidor; PortugalPortugal foi um dos muitos países gravemente afetado pela pandemia Covid-19, com consequências inequívocas tanto quanto à saúde da população como quanto à sua economia nacional, dadas as restrições impostas pelo governo com o objetivo de minimizar a propagação da mesma. Desta forma, esta pandemia fez surgir uma nova realidade no quotidiano de todos os consumidores que deve ser analisada tendo em conta a forte restruturação dos seus hábitos de consumo e suas necessidades emergentes, que, inevitavelmente, fortaleceram a procura por alguns comércios e enfraqueceram outros.O presente artigo aprofunda a readaptação do comportamento do consumidor relativamente ao comércio local, interpretando a valorização do mesmo em consequência do surgimento do vírus Sars-Cov-2 e dos sentimentos e reações de medo, incerteza e pânico, através de uma metodologia quantitativa, cuja aplicação de um questionário a 323 residentes em Portugal cuja idade fosse superior a dezoito anos. Os resultados revelam que os inquiridos consideram de uma forma geral que os seus hábitos de consumo foram alterados em consequência da crise pandémica e que alguns desses hábitos de consumo refletem uma menor utilização das grandes superfícies como meio preferencial para aquisição e compra de produtos e bens essenciais em prol do comércio local. Foi ainda possível concluir que os consumidores mais novos, residentes nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo e com ensino superior tiveram mais propensão para alterarem os seus hábitos de consumo, enquanto os consumidores com agregados familiares de maior dimensão denotaram uma menor tendência para a alteração dos seus hábitos de consumo.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 14 (2021)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593/288Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessTiago, AnaMota Veiga, Pedro2023-05-31T13:58:40Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:43.511550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
title |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
spellingShingle |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 Tiago, Ana Comércio Local; Comércio Tradicional; Empreendedorismo; Comportamento do Consumidor; Portugal |
title_short |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
title_full |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
title_fullStr |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
title_sort |
Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19 |
author |
Tiago, Ana |
author_facet |
Tiago, Ana Mota Veiga, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Mota Veiga, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiago, Ana Mota Veiga, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Local; Comércio Tradicional; Empreendedorismo; Comportamento do Consumidor; Portugal |
topic |
Comércio Local; Comércio Tradicional; Empreendedorismo; Comportamento do Consumidor; Portugal |
description |
Portugal foi um dos muitos países gravemente afetado pela pandemia Covid-19, com consequências inequívocas tanto quanto à saúde da população como quanto à sua economia nacional, dadas as restrições impostas pelo governo com o objetivo de minimizar a propagação da mesma. Desta forma, esta pandemia fez surgir uma nova realidade no quotidiano de todos os consumidores que deve ser analisada tendo em conta a forte restruturação dos seus hábitos de consumo e suas necessidades emergentes, que, inevitavelmente, fortaleceram a procura por alguns comércios e enfraqueceram outros.O presente artigo aprofunda a readaptação do comportamento do consumidor relativamente ao comércio local, interpretando a valorização do mesmo em consequência do surgimento do vírus Sars-Cov-2 e dos sentimentos e reações de medo, incerteza e pânico, através de uma metodologia quantitativa, cuja aplicação de um questionário a 323 residentes em Portugal cuja idade fosse superior a dezoito anos. Os resultados revelam que os inquiridos consideram de uma forma geral que os seus hábitos de consumo foram alterados em consequência da crise pandémica e que alguns desses hábitos de consumo refletem uma menor utilização das grandes superfícies como meio preferencial para aquisição e compra de produtos e bens essenciais em prol do comércio local. Foi ainda possível concluir que os consumidores mais novos, residentes nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo e com ensino superior tiveram mais propensão para alterarem os seus hábitos de consumo, enquanto os consumidores com agregados familiares de maior dimensão denotaram uma menor tendência para a alteração dos seus hábitos de consumo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 14 (2021) 2183-3826 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131642257735680 |