A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8092
Resumo: Nesta investigação pretende-se estudar em que medida a criação, o desenvolvimento, a compreensão e a apresentação pública de uma instalação museológica virtual pode contribuir para o reforço da autoestima e para o processo de construção de identidade de um grupo de adolescentes. Neste contexto, reconhece-se a importância da cultura visual dos alunos através de abordagens a objetos e histórias pessoais que têm como principal referência a música. Sendo um elemento determinante e unificador para este grupo de adolescentes, a música permite-lhes compreender com mais nitidez o seu passado, identificar-se com grupos mais vastos, afirmar-se perante os outros e enfrentar com segurança e confiança o presente. A experiência pedagógica realizou-se durante a lecionação de uma disciplina eminentemente tecnológica e pratica – Desenho assistido por Computador – no curso Profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores do 2º ano de escolaridade. Além da aquisição das competências técnicas e tecnológicas inerentes ao programa da disciplina, procurou-se proporcionar aos alunos um percurso de descoberta pessoal e de afirmação identitária. A investigação foi realizada na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra com grupo de 12 alunos de idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, no ano letivo de 2012/2013. A abordagem metodológica é qualitativa e a investigação está estruturada com um estudo de caso. O projeto da Instalação Museológica Virtual contribuiu de forma positiva para a valorização da autoestima e formação da identidade, uma vez que se verificaram alterações positivas no comportamento deste grupo de aluno.
id RCAP_fc63be668671a3130d9f0b2e80868361
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de casoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISADOLESCÊNCIAIDENTIDADEINSTALAÇÕES ARTÍSTICASMÚSICAESTUDOS DE CASOVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSADOLESCENCEIDENTITYART INSTALLATIONSMUSICCASE STUDIESNesta investigação pretende-se estudar em que medida a criação, o desenvolvimento, a compreensão e a apresentação pública de uma instalação museológica virtual pode contribuir para o reforço da autoestima e para o processo de construção de identidade de um grupo de adolescentes. Neste contexto, reconhece-se a importância da cultura visual dos alunos através de abordagens a objetos e histórias pessoais que têm como principal referência a música. Sendo um elemento determinante e unificador para este grupo de adolescentes, a música permite-lhes compreender com mais nitidez o seu passado, identificar-se com grupos mais vastos, afirmar-se perante os outros e enfrentar com segurança e confiança o presente. A experiência pedagógica realizou-se durante a lecionação de uma disciplina eminentemente tecnológica e pratica – Desenho assistido por Computador – no curso Profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores do 2º ano de escolaridade. Além da aquisição das competências técnicas e tecnológicas inerentes ao programa da disciplina, procurou-se proporcionar aos alunos um percurso de descoberta pessoal e de afirmação identitária. A investigação foi realizada na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra com grupo de 12 alunos de idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, no ano letivo de 2012/2013. A abordagem metodológica é qualitativa e a investigação está estruturada com um estudo de caso. O projeto da Instalação Museológica Virtual contribuiu de forma positiva para a valorização da autoestima e formação da identidade, uma vez que se verificaram alterações positivas no comportamento deste grupo de aluno.The aim of this investigation is to see how the creation, development, understanding and public presentation of a virtual museological installation may contribute to strengthen self-esteem and to the process of building the identity of a group of adolescents. In this context, the importance of the students’ visual culture is recognized through the approach of personal objects and stories that have music as the main reference. Being a crucial and unifying element for this group of adolescents, music allows them to understand their past more clearly, to identify with larger groups, to affirm themselves before the others and to face present time with security and confidence. The pedagogical experience was done while teaching a mostly technological and practical school subject - Design with computer aid /assistance – to the second year of the professional course of Interior and Exterior Design Technician. Besides the acquisition of technical and technological skills inherent to the subject curriculum, there was the intention of providing the students a self-discovery and identity affirmation path. The investigation was made at the Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra with a group of twelve students aged between 16 and 21 years old, during the 2012/2013 school year. The methodological approach is qualitative and the investigation is structured on a study case. The virtual museological installation project contributed positively to the valorization of self-esteem and identity formation, since have been positive changes in the behavior of this student group.2017-06-14T10:02:14Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8092TID:201700760porBranco, Raquel Sofia Santos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:53.535186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
title A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
spellingShingle A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ADOLESCÊNCIA
IDENTIDADE
INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS
MÚSICA
ESTUDOS DE CASO
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ADOLESCENCE
IDENTITY
ART INSTALLATIONS
MUSIC
CASE STUDIES
title_short A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
title_full A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
title_fullStr A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
title_full_unstemmed A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
title_sort A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso
author Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro
author_facet Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ADOLESCÊNCIA
IDENTIDADE
INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS
MÚSICA
ESTUDOS DE CASO
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ADOLESCENCE
IDENTITY
ART INSTALLATIONS
MUSIC
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ADOLESCÊNCIA
IDENTIDADE
INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS
MÚSICA
ESTUDOS DE CASO
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
ADOLESCENCE
IDENTITY
ART INSTALLATIONS
MUSIC
CASE STUDIES
description Nesta investigação pretende-se estudar em que medida a criação, o desenvolvimento, a compreensão e a apresentação pública de uma instalação museológica virtual pode contribuir para o reforço da autoestima e para o processo de construção de identidade de um grupo de adolescentes. Neste contexto, reconhece-se a importância da cultura visual dos alunos através de abordagens a objetos e histórias pessoais que têm como principal referência a música. Sendo um elemento determinante e unificador para este grupo de adolescentes, a música permite-lhes compreender com mais nitidez o seu passado, identificar-se com grupos mais vastos, afirmar-se perante os outros e enfrentar com segurança e confiança o presente. A experiência pedagógica realizou-se durante a lecionação de uma disciplina eminentemente tecnológica e pratica – Desenho assistido por Computador – no curso Profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores do 2º ano de escolaridade. Além da aquisição das competências técnicas e tecnológicas inerentes ao programa da disciplina, procurou-se proporcionar aos alunos um percurso de descoberta pessoal e de afirmação identitária. A investigação foi realizada na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra com grupo de 12 alunos de idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, no ano letivo de 2012/2013. A abordagem metodológica é qualitativa e a investigação está estruturada com um estudo de caso. O projeto da Instalação Museológica Virtual contribuiu de forma positiva para a valorização da autoestima e formação da identidade, uma vez que se verificaram alterações positivas no comportamento deste grupo de aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-14T10:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8092
TID:201700760
url http://hdl.handle.net/10437/8092
identifier_str_mv TID:201700760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275755257856