Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, António Rafael de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10471
Resumo: Este relatório tem como objetivo expor a minha experiência no estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020, inserido no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Esta experiência concretizou-se na Escola Secundária Morgado de Mateus estando no papel de professor cooperante o professor Carlos Pires, de orientador a professora doutora Ágata Aranha e coorientador o professor doutor Rui Ferreira e as turmas do 11º A, 11º B e 12ºA. Neste relatório, exponho a tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio e as experiências/sentimentos que vivi em cada tarefa ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Neste documento falo inicialmente no enquadramento, seguido das tarefas a desenvolver no estágio pedagógico. Numa terceira parte abordo atividades propostas na escola onde eu participei e, de seguida, exponho as minhas vivências no ensino a distância (E@D) (provocado pela pandemia Covid-19), mesmo que fora dos parâmetros previstos de avaliação. Por último, destaco as reflexões finais deste ciclo. O estágio permitiu-me sentir e viver a realidade da profissão de professor e o relatório de estágio possibilitou-me a exposição desses sentimentos e vivências.
id RCAP_fcbbd935f931728a6c4875dbd0a09aff
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemEste relatório tem como objetivo expor a minha experiência no estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020, inserido no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Esta experiência concretizou-se na Escola Secundária Morgado de Mateus estando no papel de professor cooperante o professor Carlos Pires, de orientador a professora doutora Ágata Aranha e coorientador o professor doutor Rui Ferreira e as turmas do 11º A, 11º B e 12ºA. Neste relatório, exponho a tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio e as experiências/sentimentos que vivi em cada tarefa ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Neste documento falo inicialmente no enquadramento, seguido das tarefas a desenvolver no estágio pedagógico. Numa terceira parte abordo atividades propostas na escola onde eu participei e, de seguida, exponho as minhas vivências no ensino a distância (E@D) (provocado pela pandemia Covid-19), mesmo que fora dos parâmetros previstos de avaliação. Por último, destaco as reflexões finais deste ciclo. O estágio permitiu-me sentir e viver a realidade da profissão de professor e o relatório de estágio possibilitou-me a exposição desses sentimentos e vivências.This report aims to expose my experience in the pedagogical internship in the 2019/2020 academic year, inserted in the 2nd year on 2nd cycle in physical education teaching in basic and secondary education at the Universidade de Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This experience took place at Escola Secundária Morgado de Mateus, with cooperating teacher Carlos Pires, Professor Ágata Aranha as advisor and co-advisor Professor Rui Ferreira and the classes 11thA, 11thB and 12thA. In this report I expose the tasks developed during the internship and the experiences/feelings in each task over the course of academic year as a trainee teacher on Physical Education. In this document I speak initially about the framework, followed by the tasks to be developed in the pedagogical internship. In a third part I discuss activities proposed at the school where I participated and, in a last part, I expose my experiences in distance learning (caused by the Covid-19 pandemic), even if outside the expected evaluation parameters. The intership allowed me to feel and live the reality of the teaching profession and the internship report allowed me to expose these feelings and experiences.2021-06-17T15:01:35Z2021-04-23T00:00:00Z2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10471porSousa, António Rafael deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:21.735439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Sousa, António Rafael de
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
author Sousa, António Rafael de
author_facet Sousa, António Rafael de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, António Rafael de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
topic Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
description Este relatório tem como objetivo expor a minha experiência no estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020, inserido no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Esta experiência concretizou-se na Escola Secundária Morgado de Mateus estando no papel de professor cooperante o professor Carlos Pires, de orientador a professora doutora Ágata Aranha e coorientador o professor doutor Rui Ferreira e as turmas do 11º A, 11º B e 12ºA. Neste relatório, exponho a tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio e as experiências/sentimentos que vivi em cada tarefa ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Neste documento falo inicialmente no enquadramento, seguido das tarefas a desenvolver no estágio pedagógico. Numa terceira parte abordo atividades propostas na escola onde eu participei e, de seguida, exponho as minhas vivências no ensino a distância (E@D) (provocado pela pandemia Covid-19), mesmo que fora dos parâmetros previstos de avaliação. Por último, destaco as reflexões finais deste ciclo. O estágio permitiu-me sentir e viver a realidade da profissão de professor e o relatório de estágio possibilitou-me a exposição desses sentimentos e vivências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17T15:01:35Z
2021-04-23T00:00:00Z
2021-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10471
url http://hdl.handle.net/10348/10471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137087612518400