Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9919 |
Resumo: | As normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor. |
id |
RCAP_99d2fe23641a01e31d8d8ea8ba682df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemAs normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor.The regulations of the Physical Education Teaching Cycle in which I am studying state that the cycle of studies leading to the master's degree includes: a specialization course, consisting of a set of curricular units, and a dissertation of a scientific nature or a project work, original and specially made for this purpose, or an internship of a professional nature that is the subject of a final report (Regulation No. 658 of 13 July 2016, art. 4 ). In this context, this report of Supervised Teaching Practice, aims to report everything that happened at this stage held in the school year 2018/2019, the difficulties felt, the strategies adopted to solve them and the whole framework around it. This internship took place in a school context covering 2 levels, basic education and secondary education at Morgado de Mateus school, in Vila Real. First I will present the framework I was in, talk about the school, the resources it gave me and the classes in which I taught. Next, I will present the documents that led my internship year and made my work easier, as well as some documents used to know information outside the school of all students in the class and the problems or help that could come from each of the students. Finally, I will present a balance of this year of internship that enriched me personally and professionally revealing what I think was most important and that should always be present in the teaching profession.2020-05-27T15:19:05Z2020-04-27T00:00:00Z2020-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9919porFidalgo, Miguel Ângelo Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:41.706788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa |
author_facet |
Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem |
topic |
Estágio Pedagógico Ensino-Aprendizagem |
description |
As normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-27T15:19:05Z 2020-04-27T00:00:00Z 2020-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9919 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137122302558208 |