Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9919
Resumo: As normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor.
id RCAP_99d2fe23641a01e31d8d8ea8ba682df0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemAs normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor.The regulations of the Physical Education Teaching Cycle in which I am studying state that the cycle of studies leading to the master's degree includes: a specialization course, consisting of a set of curricular units, and a dissertation of a scientific nature or a project work, original and specially made for this purpose, or an internship of a professional nature that is the subject of a final report (Regulation No. 658 of 13 July 2016, art. 4 ). In this context, this report of Supervised Teaching Practice, aims to report everything that happened at this stage held in the school year 2018/2019, the difficulties felt, the strategies adopted to solve them and the whole framework around it. This internship took place in a school context covering 2 levels, basic education and secondary education at Morgado de Mateus school, in Vila Real. First I will present the framework I was in, talk about the school, the resources it gave me and the classes in which I taught. Next, I will present the documents that led my internship year and made my work easier, as well as some documents used to know information outside the school of all students in the class and the problems or help that could come from each of the students. Finally, I will present a balance of this year of internship that enriched me personally and professionally revealing what I think was most important and that should always be present in the teaching profession.2020-05-27T15:19:05Z2020-04-27T00:00:00Z2020-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9919porFidalgo, Miguel Ângelo Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:41.706788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa
author_facet Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Miguel Ângelo Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
topic Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
description As normas regulamentares, do Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários em que me encontro, referem que o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, e uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio de natureza profissional objeto de relatório final (Regulamento n.º 658, de 13 de julho de 2016, art.º 4.º). Neste âmbito, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tem como finalidade relatar tudo aquilo que aconteceu neste estágio realizado no ano letivo 2018/2019, nomeadamente as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas para as combater e todo o enquadramento à volta do mesmo. Este estágio, realizou-se num contexto escolar abrangendo o ensino secundário na escola Morgado de Mateus, em Vila Real. Numa primeira fase vou fazer o enquadramento do ambiente em que estive inserido, falar da escola, dos recursos que esta me dava e das turmas em que lecionei. De seguida, apresento os documentos que lideraram o meu ano de estágio e facilitaram o meu trabalho, assim como alguns documentos utilizados para que se conhecesse informações externas à escola de todos os alunos da turma e os problemas ou ajudas que podiam vir de cada um dos alunos. Por fim, apresento um balanço deste ano de estágio que me enriqueceu a nível pessoal e profissional revelando aquilo que acho que foi mais importante e que deve estar sempre presente na profissão de professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27T15:19:05Z
2020-04-27T00:00:00Z
2020-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9919
url http://hdl.handle.net/10348/9919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122302558208